Navegação por título
Itens para a visualização no momento 14926-14945 of 31150
-
Formação de professores e educação de surdos: uma análise cultural dos discursos da diversidade
(2007-12-01)Esta pesquisa discute a produção de significados e seus efeitos de verdade. Nesse sentido, pretende problematizar os discursos que inventam a subjetividade educacional surda no Projeto Educar na Diversidade, produzido ... -
Formação de professores e educação especial: o possível e o real
(2010-11-20)Neste trabalho de pesquisa que resultou no artigo cientifica buscou-se compreender a formação do professor na educação inclusiva de forma que a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais não seja mais uma ... -
Formação de professores e representações sobre o brincar: contribuições das idéias de Humberto Maturana
(2008-04-01)O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa: Formação de professores, saberes e desenvolvimento profissional e teve como principal objetivo investigar algumas das representações que um grupo de cinco professoras ... -
Formação de professores e saberes populares: um olhar intercultural
(2018-07-20)O processo de ensino passa por etapas, dentre elas podemos citar, a observância, por parte do educador, das peculiaridades locais, devendo, principalmente, atentar aos saberes não científicos, como por exemplo as diferentes ... -
A formação de professores e uma extensionista: cartografando uma experiência
(2012-11-09)Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A presente ... -
Formação de professores em educação especial
(2010)A inclusão educacional fez com que todos os professores refletissem sobre as implicações existentes deste novo modelo de escola. No contexto escolar esta nova concepção de educação reflete no projeto político-pedagógico, ... -
Formação de professores em educação especial: possibilidades de autocompreensão na Teoria do Reconhecimento
(2012-04-28)Este trabalho pretende aprofundar a discussão sobre a Teoria do Reconhecimento e suas possíveis contribuições para a formação de professores em Educação Especial. Visto o intenso debate que se coloca frente às atuais ... -
A formação de professores em educação física e sua relação com o mundo da vida
(2008-03-27)Neste estudo objetivamos analisar a constituição histórica de três acadêmicos, matriculados na disciplina Laboratório de Educação Física II do segundo semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSM, nas ... -
Formação de professores em tecnologias educacionais: contributo para um modelo de formação continuada na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
(2023-08-21)A formação continuada de professores desempenha um relevante contributo na qualidade da educação e perante as mudanças ocorridas na sociedade, nas escolas, tornar-se essencial preparar os professores da educação básica ... -
A formação de professores na proposta de educação inclusiva
(2010-12)A inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino é uma realidade. E para trabalhar com a diversidade humana, é necessário que os professores sejam capacitados, profissionais conscientes, inovadores, ... -
Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
(2006-03-24)O presente trabalho teve como problema de pesquisa o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação ... -
A formação de professores no Brasil: uma genealogia dos modelos de formação
(2022-07-29)Resumo: Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa 1 do programa de pós-graduação em Educação da UFSM, toma por impulso responder a seguinte questão: Como e quando a Formação de Professores se produz como campo de saber ... -
Formação de professores para a educação inclusiva
(2010-12-20)A questão da competência docente é abordada como mediação importante no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o descompasso entre a formação do profissional e as exigências atuais. Esta realidade abre um espaço ... -
Formação de professores para a fluência tecnológico-pedagógica em tecnologia assistiva no curso de pedagogia
(2019-07-10)As Tecnologias Assistivas podem eliminar barreiras e oferecer equidade às pessoas com deficiência. Para sua integração, é importante que os professores sejam fluentes tecnológica e pedagogicamente, pois os conhecimentos ... -
Formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado na rede pública de Santa Maria/RS
(2014-12-11)Ao falarmos sobre educação inclusiva, num processo quase que automático, é normal que façamos a relação com crianças que necessitam de Atendimento Educacional Especializado bem como as salas onde esses atendimentos são ... -
Formação de professores para educar na diversidade
(2010)O estudo teve como objetivo promover uma sensibilização dos profissionais que trabalham em classe inclusiva com alunos de necessidades especiais em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivo, autonomia, ... -
Formação de professores para escola inclusiva
(2010-12-13)Este trabalho centra-se na temática da formação de professores para uma orientação inclusiva em educação e na preparação destes para acolher crianças com necessidades educacionais especiais nas classes comuns de escolas ... -
Formação de professores para o ensino profissional, técnico e tecnológico: análise descritivo das competências e as propostas formativas de Brasil e Chile
(2022-12-16)Esta tese insere-se na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos compreender como as competências são ... -
Formação de professores para o uso de tecnologias educacionais: uma análise do estado do conhecimento
(2021-12-17)Esta monografia é o resultado da conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). A pesquisa ... -
Formação de professores para uma educação inclusiva
(2010-12-20)A inclusão educacional vem acontecendo sem um planejamento sistêmico, que vai muito além da sala de aula. Esqueceu-se que o paradigma da inclusão educacional define que as escolas precisam ser repensadas e reorganizadas ...