Navegação por orientadores "Coutinho, Renato Xavier"
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
Os anos iniciais e o ensino de ciências: dificuldades do trabalho docente em tempos de pandemia
(2022-02-25)Os Anos Iniciais do ensino fundamental é a etapa responsável pela aprendizagem das primeiras letras, o ler e o escrever. Nessa fase, o ensino de Ciências pode permitir o conhecimento de conceitos básicos das Ciências ... -
A ciência enquanto um tema sociocientífico na formação inicial de professores de Ciências: uma reflexão acerca das implicações e potencialidades
(2018-02-16)Em muitos momentos, o conhecimento científico é requerido em nosso cotidiano para que nos posicionemos frente a questões diversas. Os temas ou questões sociocientíficas abrangem aspectos sociais relacionadas à conhecimentos ... -
O ensino de química em um curso técnico integrado: potencialidades para a docência
(2022-02-17)O ensino da química possibilita uma vasta contextualização com a realidade dos educandos, sendo que no ensino médio técnico integrado, essa possibilidade é maior, uma vez que se pode articular com temáticas relacionadas ... -
O educar pela pesquisa como proposta didática nas aulas de educação física do ensino médio integrado
(2021-03-18)A Educação Física na escola muitas vezes limita-se a apenas repetir gestos motores impostos pelo professor e a considerar o estudante um simples agente passivo do conhecimento, quando deveria permitir sua passagem para ... -
Hábitos saudáveis: discutindo alimentação e atividades físicas no âmbito escolar
(2018-12-17)Estudos vêm apontando altos índices de sobrepeso e obesidade entre adolescentes, onde alimentação inadequada e sedentarismo encontram-se como uns dos principais fatores de risco, bem como para o desenvolvimento de DCNT, e ... -
Escolhas alimentares de crianças e adolescentes: a construção de boas práticas no ambiente escolar a partir dos fatores que as influenciam
(2023-08-30)A infância e a adolescência caracterizam-se pelas constantes mudanças biológicas, psicológicas e sociais, pelas quais o comportamento alimentar perpassa e tem importância significativa quando falamos sobre manutenção da ... -
Utilizando o cinema como ferramenta didática no ensino de ciências naturais
(2020-02-28)O ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) é circundado por um universo de fórmulas, conceitos, estruturas, reações, elementos, equações que, ao adentrar o ambiente escolar, muitas vezes, geram dificuldades ... -
A iniciação científica no ensino médio: contexto atual, desafios e perspectivas na área de ciências da natureza
(2018-08-03)Na atualidade, muitas indagações emergem na sociedade envolvendo a ciência, pois as problemáticas globais, cada vez mais complexas, acabam encontrando dificuldades de discussão e compreensão pela maioria dos indivíduos, visto ... -
O uso de fósseis como temática para a abordagem da paleontologia no ensino de ciências
(2018-12-17)A região central do estado do Rio Grande do Sul é composta por diversas cidades, de variada riqueza, tanto cultural, turística, como fossilífera. Nelas são constantemente encontrados muitos tipos de fósseis, sejam estes ... -
A paleontologia e a sala de aula: o contexto local como elo na formação de professores
(2023-11-30)A Paleontologia é uma ciência que auxilia o ser humano na compreensão da origem da vida e sua evolução, através dos fósseis, os quais possibilitam o estudo das diferentes formas de vida pré-existentes. Para que tal situação ... -
Prática profissional integrada ao ensino médio integrado do IFFar: balanços e perspectivas
(2022-08-31)O ensino médio integrado busca superar a dualidade educacional e a fragmentação curricular, por meio da fusão da educação profissional com o ensino propedêutico, num só curso e com matrícula única, ofertado pelos Institutos ... -
Efetividade do uso de mensagens de texto para a permanência e o êxito de estudantes da educação profissional e tecnológica
(2022-02-24)O acesso à educação básica, embora não expresse obrigatoriamente o reconhecimento e a redução da desigualdade social, parece ser o caminho mais seguro e igualitário na construção da sociedade. Todavia, ele nem sempre está ...