Os anos iniciais e o ensino de ciências: dificuldades do trabalho docente em tempos de pandemia
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Data
2022-02-25Primeiro membro da banca
Schirmer, Saul Benhur
Segundo membro da banca
Amaral, Janine Bochi do
Terceiro membro da banca
Pessano, Edward Frederico Castro
Quarto membro da banca
Amestoy, Micheli Bordoli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os Anos Iniciais do ensino fundamental é a etapa responsável pela aprendizagem das primeiras letras, o ler e o escrever. Nessa fase, o ensino de Ciências pode permitir o conhecimento de conceitos básicos das Ciências Naturais, despertando no aluno o interesse, a curiosidade e o senso de investigação, que contribuirá para o desenvolvimento intelectual do indíviduo. Contudo, os professores enfrentam dificuldades em sua prática, devido às inúmeras questões que permeiam o fazer pedagógico. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores dos Anos Iniciais em sua prática, antes e durante a pandemia da COVID-19 que ocasionou o ensino remoto. A proposta foi desenvolvida na rede municipal de Jaguari, RS, onde participaram da primeira etapa do estudo dezesseis professores e na segunda etapa vinte e um. A metodologia caracteriza-se como qualitativa, do tipo estudo de caso, em que as etapas da pesquisa estão estruturadas a partir das cinco etapas do Arco de Maguerez. Portanto, na “Observação da realidade”, foi realizado um estudo nos documentos oficiais, entrevistas e aplicação de questionário online. Nos “Pontos-chave”, foram estabelecidos os tópicos aprofundados na teorização, sendo: Formação de professores; Anos iniciais; Formação inicial e continuada; Ensino de Ciências; Dificuldades na prática; e, Pandemia. Na “Teorização” foi realizado um aprofundamento dos pontos elencados na etapa anterior. Já nas “Hipóteses de Solução”, foram construídos dois manuscritos, que compõem este estudo, o primeiro identificou as dificuldades enfrentadas pelos professores dos Anos Iniciais em sua prática docente, e os resultados inferem que as dificuldades são relacionadas ao interesse e à aprendizagem dos alunos, problemas sociais e a ausência da família na escola. O manuscrito dois investigou as dificuldades enfrentadas na prática docente durante o ensino remoto, e os resultados revelaram que as dificuldades foram a falta de interação professor e aluno, falta de acesso à internet, não entrega de atividades, falta de conhecimento das tecnologias digitais e dificuldade de preparar as aulas para o modelo de ensino remoto. Por fim na “Aplicação à Realidade” foi o momento da reflexão sobre os resultados encontrados, infere-se que as dificuldades enfrentadas cotidianamente pelos professores são inerentes a sua prática, quando, por estarem imersos em um contexto de questões que o sobrecarregam, não relacionam as dificuldades enfrentadas com a sua formação, tampouco conseguem refletir sobre a sua prática. Identificou-se ainda, que nos Anos Iniciais, os professores apresentam um ‘saber sombreado’ em relação ao ensino de Ciências, em função da priorização de outras áreas do conhecimento, como o português e a matemática, presentes nas avaliações em larga escala, pelas questões cotidianas, sociais, familiares e as dificuldades da própria prática. Entre os resultados, aponta-se que a realização de processos formativos, com vistas à reflexão sobre o fazer docente, pode sensibilizar os professores a desenvolver um ensino de Ciências contextualizado e próximo da realidade dos alunos.
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