Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Coleção de teses do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Recent Submissions
-
Processos de formação continuada de educadores para os anos iniciais na área de ciências da natureza: um panorama investigativo-reflexivo
(2023-07-19)Em Educação em Ciências, a temática da formação de professores há anos se configura como uma das mais presentes em produções acadêmicas, uma vez que o desenvolvimento com qualidade desse processo, inicial ou continuado, ... -
Base Nacional Comum Curricular e as ciências da natureza: contextos de influência e de produção discursiva e o compromisso com o letramento científico
(2023-06-30)Compreender os processos de elaboração de uma política pública educacional e como ela atende aos objetivos propostos é de suma relevância ao entender-se necessária uma educação comprometida com o letramento enquanto ... -
Ensino e aprendizagem de astronomia sob a perspectiva do ensino por investigação e da teoria dos campos conceituais a partir da base nacional comum curricular
(2023-01-30)Almejando contribuições para a área do Ensino de Ciências, esta tese apresenta uma pesquisa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais e no Ensino por Investigação para embasar o processo de ensino e aprendizagem de ... -
Articulações ente a autoeficácia e a aprendizagem autodirigida na formação inicial docente em ciências
(2023-01-26)A formação inicial do professor de Ciências é uma etapa central para promoção de habilidades relevantes para a sequência da carreira, entre estas capacidades está a tomada de consciência sobre sua aprendizagem e a confiança ... -
Investigações e reflexões sobre implementação de metodologias ativas na educação básica
(2022-09-23)Esta pesquisa investigou como a aplicação de Metodologias Ativas colaborativas e com avaliação por pares pode desenvolver a construção de conteúdos, habilidades cognitivas e atitudes nos alunos. O presente trabalho ... -
Unidades didáticas de química e prática docente: quais relações?
(2016-08-15)A presente tese descreve uma pesquisa sobre a prática educativa da autora, a partir do planejamento, da implementação e da avaliação de unidades didáticas de Química, considerando os condicionantes da prática docente. ... -
Contribuições da pesquisa colaborativa na prática pedagógica docente, utilizando a aprendizagem de projetos como estratégia de ensino
(2016-05-19)O presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual da cidade de Santa Maria/RS e objetivou analisar como a pesquisa colaborativa interfere na prática pedagógica docente mediante a aprendizagem por projetos como ... -
Botânica no ensino fundamental: investigação como estratégia pedagógica
(2022-07-15)O Ensino de Botânica tem sido pouco prestigiado por alunos e professores, pois demonstram certa rejeição ao conhecimento sobre as plantas, por julgarem ser de difícil compreensão e repleto de termos e processos complexos. ... -
Elementos indicadores da criticidade no ensino de matemática: uma investigação em oficinas de formação inicial e continuada de professores
(2022-09-23)Esta pesquisa de doutorado descreve o caminho delineado para elaborar uma proposta de investigação que envolve a formação inicial e continuada de professores de Matemática que participam do Programa Residência Pedagógica ... -
Conjunto estruturado de atividades didáticas para o ensino introdutório de programação
(2022-08-26)Este trabalho foi realizado no âmbito da metodologia Educational Design Research (EDR), que busca encaminhar soluções para problemas vivenciados na prática docente. A presente pesquisa tem o propósito de criar, desenvolver, ... -
Implementação do tema saúde da mulher para estudantes de nível médio baseada em literatura médico-científica
(2022-11-08)Introdução: A adolescência é um período de transição da infância para a fase adulta marcado por transformações físicas e psicossociais, bem como por conflitos relacionados às incertezas e inseguranças. E nesse sentido a ... -
Cosméticos artesanais: uma abordagem para o ensino médio em química
(2022-10-17)A química é tida pelos estudantes como uma disciplina de alta complexidade e dificuldade, além de necessitar de um nível de abstração bem amplo em determinados conteúdos. Estes impasses acarretam na dificuldade de ... -
Planejamento didático na formação inicial de professores de ciências com a metodologia ativa revisão por pares
(2022-10-07)Este estudo vem ao encontro às necessidades de formação inicial de professores quanto às implicações das práticas de ensino e aprendizagem interdisciplinares e contextualizadas, com a utilização de metodologias ativas. ... -
Aprendizagem baseada em problemas, por meio de temáticas, como metodologia ativa facilitadora no ensino de ciências/química
(2022-10-07)As metodologias de aprendizagem ativas, nas quais os estudantes são protagonistas do processo de construção do próprio conhecimento, são essenciais ao desenvolvimento intelectual autônomo. Entre as tendências metodológicas, ... -
Prática profissional integrada ao ensino médio integrado do IFFar: balanços e perspectivas
(2022-08-31)O ensino médio integrado busca superar a dualidade educacional e a fragmentação curricular, por meio da fusão da educação profissional com o ensino propedêutico, num só curso e com matrícula única, ofertado pelos Institutos ... -
A prática como componente curricular em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química
(2022-08-30)A Prática como componente curricular (PCC) é um componente introduzido na carga horária dos cursos de formação de professores com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em 2002 com o intuito de promover a articulação ... -
O uso das metodologias ativas como promotoras da alfabetização científica no ensino de ciências
(2022-08-25)O presente trabalho busca articular a alfabetização científica com a utilização de metodologias ativas no ensino de conceitos básicos das ciências, no ensino fundamental e no ensino superior. Buscamos responder ao problema ... -
A preferência dos jovens brasileiros pela disciplina ciências: interesse absoluto x interesse relativo
(2022-03-22)As pesquisas em ensino de ciências têm demonstrado um crescente desinteresse dos jovens pelas disciplinas científicas ao longo da escolarização. Além disso, o interesse por seguir carreiras ou prosseguir estudos acadêmicos ... -
Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia
(2022-03-22)O presente trabalho buscou investigar as possibilidades e os desafios que um processo formativo fundamentado nos princípios Freire-CTS-Andragogia apresenta aos conhecimentos e ás práticas de educadores da área das Ciências ... -
Desafios e estratégias de ensino do reino fungi na educação básica: contribuições de recursos didáticos
(2022-02-18)A área de Ciências em geral, e a Biologia em particular, são de grande relevância para o aprimoramento dos conhecimentos e articulação com as vivências e experiências envolvendo o meio ambiente, o desenvolvimento humano, ...