Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Coleção de teses do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Recent Submissions
-
Critérios para verificação de um ambiente educacional que favoreça a aprendizagem significativa: análise baseada na Teoria de Novak numa disciplina de cálculo i no ensino remoto
(2024-12-13)Esta tese se insere na linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem em Ambientes Formais e Não Formais do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O trabalho ... -
A evolução biológica na formação inicial de professores de ciências e biologia: visões dos licenciandos e dos professores formadores
(2024-12-05)A evolução biológica é o eixo integrador da Biologia, unificando e permitindo uma dimensão histórica para a ciência da vida. Porém, estudos apontam que, quando abordada, é trabalhada de maneira isolada na Educação Básica, ... -
Avaliação escolar na abordagem temática: conhecimentos, práticas e suas relações cognoscentes-epistemológicas
(2024-12-13)A avaliação escolar é um objeto pouco estudado na área de Educação em Ciências, incluindo o campo da Abordagem Temática (AT). Em vista disso, investigamos “como a avaliação escolar vem sendo compreendida e utilizada no ... -
Ações em educação em saúde na educação básica: das percepções às práticas
(2024-12-13)A saúde é um tema transversal e o seu desenvolvimento está previsto nos documentos oficiais curriculares. Os saberes sobre o referido tema são essenciais, pois possibilitam aos estudantes a adoção de escolhas, atitudes ... -
O Programa Residência Pedagógica como ação potencializadora na formação inicial de professores de Educação Física
(2024-09-26)A Formação Inicial (FI) de professores de Educação Física, é, atualmente, uma temática que requer reflexão sobre as ações que podem potencializar esse processo formativo. Nesse viés, esta pesquisa se propôs a identificar ... -
Os desafios da interdisciplinaridade: concepções, expectativas, construções e desconstruções de professores que atuam nos anos iniciais
(2024-09-12)Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o currículo apresenta as disciplinas de maneira integrada, ainda assim, os conteúdos são organizados separados e, por vezes, encontra-se as aulas organizadas com dias e horários ... -
Videoaulas de matemática voltadas ao desenvolvimento de esquemas cognitivos
(2024-10-29)No presente trabalho apresenta-se uma pesquisa doutoral exploratória de métodos mistos que investigou o impacto do acesso a videoaulas curtas de matemática elaboradas com base nas teorias dos Campos Conceituais e da Carga ... -
Experiência de leitura por andaimes articulada ao uso de filmes na formação de professores de ciências
(2024-08-29)O processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências é composto por um universo de significados, de conteúdos, de teorias, de aspectos sociais, os quais trazem desafios para a sua inserção no ambiente escolar. Neste ... -
Ensino de paleontologia: estratégias para alfabetização científica nos anos iniciais
(2024-08-16)A Ciência nos Anos Iniciais é de grande importância para a formação de um aluno crítico e consciente das transformações científicas e tecnológicas pelas quais passa o mundo, dessa maneira, a Alfabetização Científica (AC) ... -
O método da quadrangulação em educação alimentar e nutricional no ensino de ciências
(2024-03-08)A escola é um dos ambientes nos quais os estudantes adquirem diversos costumes e hábitos. Nesse sentido, os componentes curriculares de Química, Biologia e/ou Física, os quais fazem parte da área de Ciências da Natureza, ... -
A paleontologia e a sala de aula: o contexto local como elo na formação de professores
(2023-11-30)A Paleontologia é uma ciência que auxilia o ser humano na compreensão da origem da vida e sua evolução, através dos fósseis, os quais possibilitam o estudo das diferentes formas de vida pré-existentes. Para que tal situação ... -
O ensino de genética e evolução em perspectiva antirracista
(2023-12-11)Pesquisas apontam que no ensino de Genética e Evolução os alunos têm dificuldade de aprender a variedade de termos científicos e de relacioná-los com a vida em sociedade, e as práticas de ensino são eurocentradas (SILVÉIRO; ... -
Atividades didáticas investigativas na formação inicial de professores de química, de física e de biologia
(2023-09-28)As atividades investigativas (AI) possibilitam a utilização de processos de pesquisa como elaborar problemas, hipóteses, interpretações, argumentos e explicações, comunicação entre outros para promover a atitude científica, ... -
Atividades didáticas investigativas de ondulatória: potencialidades para o engajamento dos estudantes de ensino médio
(2023-09-29)A presente tese de doutorado constitui-se em investigar as potencialidades de engajamento dos estudantes por meio do estudo de um conjunto de atividades didáticas (ADs) implementadas nas aulas de Física no retorno ... -
As condições de trabalho dos professores de ciências e as repercussões no seu trabalho pedagógico
(2023-09-15)Teorizar sobre as condições de trabalho dos professores consiste em um tema central ao pensar a educação escolar de crianças e adolescentes. Assunto significativo não somente ao trabalhador da educação, mas para a sociedade ... -
A formação docente e o currículo escolar: o navegar da abordagem temática
(2023-09-04)Esta tese, de natureza qualitativa, tem como objetivo discutir possíveis entrelaçamentos entre Currículo Escolar, no âmbito da Abordagem Temática, com a Formação Docente, em especial nos contextos de processos formativos. ... -
Escolhas alimentares de crianças e adolescentes: a construção de boas práticas no ambiente escolar a partir dos fatores que as influenciam
(2023-08-30)A infância e a adolescência caracterizam-se pelas constantes mudanças biológicas, psicológicas e sociais, pelas quais o comportamento alimentar perpassa e tem importância significativa quando falamos sobre manutenção da ... -
Processos de formação continuada de educadores para os anos iniciais na área de ciências da natureza: um panorama investigativo-reflexivo
(2023-07-19)Em Educação em Ciências, a temática da formação de professores há anos se configura como uma das mais presentes em produções acadêmicas, uma vez que o desenvolvimento com qualidade desse processo, inicial ou continuado, ... -
Base Nacional Comum Curricular e as ciências da natureza: contextos de influência e de produção discursiva e o compromisso com o letramento científico
(2023-06-30)Compreender os processos de elaboração de uma política pública educacional e como ela atende aos objetivos propostos é de suma relevância ao entender-se necessária uma educação comprometida com o letramento enquanto ... -
Ensino e aprendizagem de astronomia sob a perspectiva do ensino por investigação e da teoria dos campos conceituais a partir da base nacional comum curricular
(2023-01-30)Almejando contribuições para a área do Ensino de Ciências, esta tese apresenta uma pesquisa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais e no Ensino por Investigação para embasar o processo de ensino e aprendizagem de ...