Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Browse by
By Issue DateAuthorsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_advisorTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_cnpqxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_departmentxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_programxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_unidadexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_rights
Coleção de teses do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Recent Submissions
-
Curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio: a matemática na corrente da interdisciplinaridade
(2018-12-03)A presente tese possui como temática a interdisciplinaridade e o ensino de Matemática no Ensino Médio Integrado. Defende-se esta modalidade de ensino diante das inúmeras discussões em torno da nova reformulação do Ensino ... -
Educação Científica no Ensino Médio: produção de conhecimento através da autonomia para a pesquisa
(2019-02-28)A Educação Científica perpassa por várias competências associadas, principalmente, ao entendimento da produção científica, leitura crítica, autonomia para a pesquisa e capacidade de posicionamento frente à produção ... -
As tipologias dos estudantes brasileiros em relação ao interesse em ciências e tecnologia: uma análise baseada nos projetos Rose e Barômetro Brasil
(2019-02-27)O ensino de ciências e o currículo escolar têm sido fundamentados naquilo que se acredita, consenso ou não, que os estudantes devam aprender, negligenciando muitas vezes aquilo que os alunos desejam aprender. Não é o caso ... -
Formação docente para um ensino de (e sobre) ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para alfabetização científica
(2019-03-28)Um sujeito cientificamente alfabetizado compreende os conceitos científicos, a Natureza da Ciência e o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, a partir desses pressupostos, consegue agir na resolução de ... -
Sequência de atividades didáticas para o ensino de geometria e desenho geométrico em um ambiente de geometria dinâmica e álgebra
(2017-08-10)Neste trabalho apresentamos os resultados de uma Pesquisa de Design Educacional (PDE) numa proposta de resolver dificuldades no ensino de conceitos geométricos por meio de um software que implementa um Ambiente de Geometria ... -
O domínio do campo conceitual sobre processos de ensino e aprendizagem na formação inicial docente em ciências da natureza
(2018-12-06)Esta pesquisa se propõe a analisar o domínio do campo conceitual sobre os processos de ensino e aprendizagem de um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Unipampa campus de Uruguaiana-RS. ... -
Transição progressiva dos modelos explicativos de estudantes do nível médio sobre forças intermoleculares
(2018-12-12)O foco de investigação desta pesquisa foi o processo de ensino e aprendizagem de forças intermoleculares no nível médio. Os principais objetivos foram realizar um diagnóstico sobre as abordagens desse conteúdo, por meio ... -
Módulo temático: contribuição para a formação continuada de professores de ciências
(2018-12-10)Devido a importância de serem ofertados cursos de desenvolvimento profissional aos docentes atuantes na educação básica, a presente tese teve como foco de investigação verificar se a elaboração de Módulos Temáticos em um ... -
Abordagem interdisciplinar no ensino da física térmica em um curso técnico em edificações a partir da construção de um forno solar
(2018-10-09)Buscando fomentar ações voltadas ao enfoque da interdisciplinaridade, esta investigação foi estruturada de forma a fazer convergirem as disciplinas de física e de conforto das edificações do segundo ano do curso técnico ... -
(Re)flexão: quebrando paradigmas em tempos de perda de autonomia docente
(2018-07-17)Refletir, temática central desenvolvida neste trabalho, é foco central na discussão de importantes questões que permeiam a Educação em nosso país e que muitas vezes são abordadas de forma apenas técnica, para cumprir ... -
As plantas de importância médica na prespectiva dos três momentos pedagógicos: desafios e potencialidades para o ensino de ciências
(2018-02-28)O ensino de ciências vem enfrentando diversos problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem, onde a busca por alternativas didático-pedagógicas se veste de importância. Diante deste contexto, a presente tese ... -
Uso de laboratório virtual e de metodologias diversificadas no ensino de biologia celular
(2018-02-27)As atividades práticas no ensino de Ciências estão relacionadas ao desenvolvimento de competências e habilidades do fazer Ciência, tais como: observação, identificação, proposição de hipóteses e argumentação. No cenário ... -
Oficinas pedagógicas como estratégia para a promoção da saúde na formação docente continuada
(2018-02-27)Este estudo é fruto de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola pública estadual, na qual a promoção da saúde foi tema norteador da formação docente continuada. Participaram quatorze professoras de diversas áreas, ... -
Desenvolvimento de um sistema integrado para implementação de tarefas avaliativas reflexivas e formativas contínuas
(2018-03-19)Neste trabalho, desenvolvemos um sistema para a implementação de atividades avaliativas-reflexivas e/ou atividades avaliativas-formativas (SARF) que foi concebido em uma etapa de pesquisa conduzida no âmbito da Educational ... -
O método cognitivo-histórico e o ensino de física mediado por epistemologias
(2017-08-04)Os mais recentes dados da educação brasileira mostraram que nos últimos anos, embora tenha ocorrido uma pequena melhora na infraestrutura oferecida às escolas, muito ainda precisa ser feito para assegurar melhores condições, ... -
Atividades didáticas de física mediadas por hipermídia: potencialidades para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva
(2017-08-22)O objetivo principal desta pesquisa consistiu em investigar em que medida a estruturação de atividades didáticas de Física baseadas nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e mediadas por hipermídia contribui ... -
Sequência de atividades didáticas para uma abordagem fenomenológica da ondulatória em uma perspectiva de sala de aula invertida
(2017-08-31)Neste trabalho, elaboramos, implementamos e avaliamos um conjunto de quatorze atividades didáticas (AD) baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), propondo problemas abertos, na perspectiva da sala de ... -
A formação continuada de professores do Pacto em escolas públicas estaduais abrangidas pela 24ª CRE
(2017-09-12)Este trabalho investiga a temática da formação continuada de professores que foi desenvolvida tendo como objeto o curso de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto), oferecido para ... -
Processos avaliativos reflexivos integrados a tarefas contínuas no âmbito do ensino superior em física
(2018-01-08)Neste trabalho, desenvolvemos uma sequência de atividades didáticas que visa propiciar um ritmo de estudos constante para uma disciplina de Física no contexto do ensino superior, que foi concebido em uma etapa de pesquisa ... -
Método líquen: uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais
(2017-09-29)Analisando atividades didáticas propostas por professores a alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, notamos que estas abordam sequência numérica, contagem, operações de adição e subtração, mas não encontramos um ...