Cosméticos artesanais: uma abordagem para o ensino médio em química
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Data
2022-10-17Primeiro membro da banca
Barin , Claudia Smaniotto
Segundo membro da banca
Souza , Darliana Mello
Terceiro membro da banca
Rech, Virginia Cielo
Quarto membro da banca
Almeida , Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A química é tida pelos estudantes como uma disciplina de alta complexidade e
dificuldade, além de necessitar de um nível de abstração bem amplo em
determinados conteúdos. Estes impasses acarretam na dificuldade de compreensão
de alguns conceitos, provocando desmotivação, desinteresse e problemas de
aprendizagem nos alunos. Considerada um dos conteúdos mais complicado pelos
educandos do ensino médio, a química orgânica tem a responsabilidade de
proporcionar ao estudante uma ampla percepção da vida, do planeta e dos
compostos existentes, como alimentação, vestuário, medicamentos, transportes e
cosméticos. Utilizados pela maioria da população mundial, os cosméticos são
encontrados em nosso cotidiano, tornando-se um exemplo significativo de produto
diretamente associado a diferentes conceitos científicos abordados na disciplina de
química do ensino médio. Diante disso, a presente pesquisa visa promover um maior
conhecimento sobre a temática “Cosméticos”, a partir da realização de oficinas de
fabricação de cosméticos. Além disso, busca mostrar aos estudantes uma alternativa
de fonte de renda, visto que as atividades preparadas neste trabalho podem ser
realizadas pelos alunos em suas residências e, após o processo, os produtos
poderão ser comercializados. As práticas foram realizadas com estudantes de 3º
ano do ensino médio de três escolas: Escola Estadual de Educação Básica Prof.ª
Margarida Lopes, Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura e Instituto
Estadual Couto de Magalhães. Essas instituições estão localizadas nos municípios
de Santa Maria/RS, Cachoeira do Sul/RS e Arroio dos Ratos/RS, respectivamente.
As atividades foram realizadas nos meses de setembro e outubro de 2019 e nos
meses de maio e junho de 2022, pelo turno da tarde, no laboratório de ciências das
escolas. O público-alvo total foi de 21 estudantes, com faixa etária entre 16 e 19
anos. Estas atividades podem ser classificadas como oficinas temáticas. De acordo
com Marcondes et al. (2007), nas oficinas temáticas, as práticas são baseadas em
experimentos, interligadas a partir de um tema gerador. Foram realizadas seis
atividades diferentes, que abrangiam os seguintes temas: (1) Desenvolvendo
Sabonete; (2) Desenvolvendo Sabonete Líquido; (3) Desenvolvendo Xampu; (4)
Desenvolvendo Creme Hidratante de Mãos; (5) Desenvolvendo Difusor de
Ambientes e Sachês Perfumados; (6) Análise de Substâncias presentes em cremes
dentais, esta última sendo aplicada somente em 2019. Os estudantes eram
instigados a realizar os processos e, posteriormente, a discutir e comentar sobre o
que aprenderam, tentando relacionar esses conhecimentos com a química abordada
em sala de aula. A partir da realização das atividades, pode-se notar um
aprendizado muito relevante por parte dos educandos: a cada oficina, eles se
interessavam mais pela fabricação dos cosméticos artesanais e conseguiam
correlacionar todos os tópicos abordados com a química e com o seu dia a dia. As oficinas proporcionam um meio de ligação entre a química teórica e algo real, que
pode tornar-se, futuramente, uma fonte de renda para os estudantes. Nesse sentido,
nota-se a grande importância de abordar tópicos do cotidiano dos alunos em sala de
aula. Isso os instiga a buscar mais aprendizados e conhecimentos, tornando-se mais
ativos e críticos na sociedade em que vivem.
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