• Ações de categorias, sistemas e equivalência entre as categorias de sistemas e semigrupos inversos 

      Bilhan, Katielle de Moraes (2011-04-08)
      Mark V. Lawson, no livro "Inverse Semigroups: The Theory of partial symmetries", fornece um estudo bastante relevante das caracteristicas dos semigrupos inversos sendo alguns destes, baseados no famoso Teorema da representação ...
    • Equações polinomiais de até quarto grau: o limite das soluções gerais por radicais 

      Hennemann, Vilson (2021-10-15)
      Ao tentar buscar o enriquecimento do ensino da matemática, tornou-se pauta deste trabalho a discussão de técnicas de soluções de equações polinomiais de até quarto grau, concentrando-se nas resoluções destas sentenças ...
    • Teoria dos números e criptografia RSA: uma proposta de ensino para alunos de matemática olímpica 

      Machado, Anderson Pinheiro (2018-08-24)
      Este trabalho traz uma proposta de ensino de Criptografia RSA para uma turma de alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, voluntários em um Clube de Matemática do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). Grande parte ...
    • Envolventes para ações parciais de grupos e de álgebras de Hopf 

      Nascimento, Márcio José Orofino do (2012-02-01)
      Baseados nos artigos Associativity of crossed produts by partial actions, enveloping actions and partial representations" de M. Dokuchaev e R. Exel ([7]) e Enveloping Actions for Partial Hopf Actions" de M.M.S. Alves e E. ...
    • Grafos: uma proposta aplicada ao cotidiano de alunos do ensino fundamental 

      Pereira, Carolina Ribeiro (2019-07-30)
      Este trabalho foi desenvolvido com propósito de introduzir um novo conceito de matemática para um grupo formado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Desejávamos ...
    • Soluções não clássicas para problemas da OBMEP 

      Pinheiro, Tárcius Alievi (2013-04-15)
      Desde 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está presente em muitas escolas envolvendo alunos e professores. Isso ocorre porque a competição apresenta problemas diferenciados quando ...
    • Teoremas de Maschke 

      Santos, Ricardo Leite dos (2013-05-09)
      Na teoria de representações de grupos, ter uma representação de um grupo G é equivalente a ter um kG-módulo. Desde que kG-módulos que são somas de kG-módulos irredutíveis formam uma classe bastante importante na teoria ...
    • Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica 

      Silva, Diego Souza da (2017-08-23)
      O objetivo deste trabalho é verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções matemáticas facilita a aprendizagem e mune de significado o conceito ...
    • Matemática inclusiva: ensinando matrizes a deficientes visuais 

      Silva, Tiago Stefanelo e (2015-08-07)
      Nos últimos anos a inclusão de portadores de deficiência vem sendo amplamente discutida, porém, ainda são poucas as alternativas para um processo que seja realmente inclusivo pois ainda esbarramos em muitas dificuldades ...
    • A aritmética do jogo do nim no ensino fundamental 

      Welter, Jocemar Rodrigo (2016-08-26)
      Com intuito de reavivar o interesse pela Matemática num grupo formado por alunos do Ensino Fundamental é que este trabalho foi concebido. Desejávamos ensinar os fundamentos de aritmética com o objetivo claro de revisar as ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.