Grafos: uma proposta aplicada ao cotidiano de alunos do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2019-07-30Autor
Pereira, Carolina Ribeiro
Primeiro membro da banca
Tonet, Luciane Gobbi
Segundo membro da banca
Santos, Ricardo Leite dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho foi desenvolvido com propósito de introduzir um novo conceito de
matemática para um grupo formado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental
de uma escola municipal de Porto Alegre. Desejávamos ensinar os fundamentos da
teoria de grafos, assim como ampliar os conhecimentos para além do currículo
tradicional, instigando-os a investigações na busca de padrões e regularidades e
também a resoluções de problemas. A estratégia inicial foi a apresentação de uma
situação problema presente no cotidiano dos estudantes para, dessa forma, provocar
a curiosidade pelo assunto e, a partir disto, introduzir conceitos relacionados com
grafos e seus elementos. Neste trabalho, fazemos um relato de todas essas
atividades, refletindo sobre a teoria e a prática pedagógica e dando pareceres sobre
a receptividade dos estudantes a cada etapa. Na tentativa de evidenciar o
aprendizado pela experiência quando utilizamos dados geográficos locais, simulamos
um problema real de seus cotidianos, o qual foi resolvido inicialmente de maneira
intuitiva. Posteriormente também foi utilizado o algoritmo de Dijkstra.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: