Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Profissional em Matemática em Rede Nacional

Recent Submissions

  • Teorema de Tales: uma abordagem usando anamorfismos 

    Silva, Jonathan de Aquino da (2018-08-16)
    A Geometria Euclidiana Plana é um campo gigantesco e é possível ter um trabalho muito amplo com seus conceitos, desde o mais básico ao mais sofisticado. Entretanto, o estudo dos conceitos geométricos na educação básica ...
  • O problema da trissecção 

    Dellaquila, Allan Jeronymo (2018-08-27)
    Na história da matemática alguns problemas tiveram um significado especial pela influência que exerceram no seu desenvolvimento. Dentre esses, citamos os problemas clássicos gregos relacionados à construção com régua não ...
  • Métodos matemáticos: uma aplicação nas ciências agrárias 

    Meira, Juliano Silveira (2018-08-24)
    Este trabalho apresenta uma abordagem matemática para um problema de natureza prática que tem origem na Zootecnia. Especificamente, o tema está relacionado ao estudo referente ao cálculo das exigências nutricionais de ...
  • Dominós como recurso didático para o ensino de matemática 

    Oliveira, Oneide (2018-08-10)
    Esta dissertação apresenta uma possibilidade do uso de materiais didáticos no ensino da Matemática. Para desenvolver esse trabalho foram utilizados dominós como recurso pedagógico, buscando contribuições quanto à sua ...
  • Cônicas e suas propriedades refletoras 

    Barbieri, Claudir Dias (2018-08-20)
    O objetivo deste trabalho é apresentar e demonstrar as propriedades refletoras das cônicas, bem como entender o porquê destas figuras geométricas fascinarem os matemáticos desde a antiguidade. Foram priorizadas as ...
  • Abordagens diversificadas para o ensino dos poliedros de Platão 

    Radin, Leandro Duarte (2018-08-24)
    Nesta pesquisa tivemos como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento da existência de somente cinco classes de poliedros de Platão, por meio de demonstração formal e trabalho prático de construção desses poliedros. ...
  • Preparação para a OBMEP: relato de experiência e análise dos resultados 

    Ferreira, Vinícius Augusto Martins (2018-08-30)
    Este trabalho apresenta um relato de experiência e análise dos resultados da preparação para a Olimp íada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas na formação dos discentes das séries nais do Ensino Fundamental. ...
  • A matemática na música: divisibilidade do compasso 

    Chaves, Mariel de Paula (2018-03-05)
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação da música com a matemática, ressaltando os grandes matemáticos envolvidos e suas contribuições para evolução do estudo teórico musical. Também, buscou-se uma resposta ...
  • Cálculo de volume de monumentos a partir de integrais definidas para alunos do ensino médio com apoio do software geogebra 

    Numer, Francine Mirele (2017-08-23)
    A Geometria Espacial é um conteúdo comumente trabalhado nos currículos de Ensino Médio na maioria das escolas no Brasil. Acrescentar uma outra forma para o cálculo de volumes a partir de Integrais Definidas é dar mais ...
  • Grafos e seu polinômio característico 

    Rossini, Gustavo Feltrin (2017-08-25)
    Neste trabalho, um tema relacionado às redes sociais é usado como uma estratégia didática para conectar a matemática conceitual e teórica ao cotidiano dos alunos do Ensino Médio. Sendo este trabalho aplicado na forma de ...
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES AFIM, QUADRÁTICA, EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA 

    Bordin, Fabiana (2016-08-29)
    Esta Dissertação tem como objetivo apresentar a análise dos resultados obtidos através da aplicação do Software educativoGeoGebra no ensino de Funções Afim, Quadrática, Exponencial e Logarítmica. O estudo classifica-se ...
  • ESTUDO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR: UM OLHAR PARA A SALA DE AUL A ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA 

    Hahn, Cristiane (2016-09-02)
    A modelagem matemática é vista neste trabalho como uma estratégia para aliar o ensinoaprendizagem de matemática com problemas concretos de um curso Técnico em Móveis. Nosso objetivo foi oportunizar a alunos do 1o ano a ...
  • GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: DO CONCRETO AO RACIOCÍNIO DEDUTIVO COM UMA PASSAGEM PELA TECNOLOGIA 

    Oliveira, Rafael Gomes de (2016-09-01)
    O presente trabalho tem por finalidade apresentar o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta didática sobre geometria espacial de posição que visou contribuir com o aprendizado dos alunos do segundo ano do Ensino Médio ...
  • A ARITMÉTICA DO JOGO DO NIM NO ENSINO FUNDAMENTAL 

    Welter, Jocemar Rodrigo (2016-08-26)
    Com intuito de reavivar o interesse pela Matemática num grupo formado por alunos do Ensino Fundamental é que este trabalho foi concebido. Desejávamos ensinar os fundamentos de aritmética com o objetivo claro de revisar as ...
  • DESIGUALDADE DAS MÉDIAS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS 

    Rigodanzo, Mauro (2016-08-04)
    O presente trabalho apresenta algumas sugestões de atividades para o ensino de matemática, com vistas à aplicação da desigualdade triangular e da desigualdade das médias geométrica, quadrática, aritmética e harmônica para ...
  • ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA ABORDAGEM COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 

    Manenti, Douglas Borges (2016-07-26)
    O presente trabalho refere-se a uma proposta didática aplicada aos alunos do Ensino Médio. Esta proposta tem o intuito de abordar de modo mais significativo para os discentes conceitos de análise combinatória. Um conteúdo ...
  • SOLUÇÕES NÃO CLÁSSICAS PARA PROBLEMAS DA OBMEP 

    Pinheiro, Tárcius Alievi (2013-04-15)
    Desde 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está presente em muitas escolas envolvendo alunos e professores. Isso ocorre porque a competição apresenta problemas diferenciados quando ...
  • APLICAÇÕES DE FUNÇÕES NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DO GEOGEBRA 

    Kessler, Ana Luiza de Freitas (2015-12-04)
    A partir da implantação do ensino Politécnico no Rio Grande do Sul, nota-se de maneira crescente a necessidade de trabalharmos de forma interdisciplinar, realizando articulações entre as diferentes disciplinas e os assuntos ...
  • ELEMENTOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA: USO DO APLICATIVO GRAFEQ NA REPRODUÇÃO DE OBRAS DE ARTE 

    Fiegenbaum, Joseane (2015-07-16)
    Este estudo aborda o uso das tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o software GrafEq para desenvolver atividades de Geometria Analítica. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de 5 semanas a ...
  • MATEMÁTICA INCLUSIVA ENSINANDO MATRIZES A DEFICIENTES VISUAIS 

    Silva, Tiago Stefanelo e (2015-08-07)
    Nos últimos anos a inclusão de portadores de deficiência vem sendo amplamente discutida, porém, ainda são poucas as alternativas para um processo que seja realmente inclusivo pois ainda esbarramos em muitas dificuldades ...

View more


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.