A teoria da resolução de problemas aplicada em curso preparatório
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-14Primeiro membro da banca
Soares, Rodrigo Barbosa
Segundo membro da banca
Bittencourt, Fidelis
Terceiro membro da banca
Tonet, Luciane Gobbi
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação tem por objetivo analisar os diferentes métodos utilizados pelos estudantes na resolução de problemas que envolvem o conhecimento básico matemático do Ensino Fundamental. Para tanto, far-se-á o uso da metodologia da Resolução de Problemas para interpretação e análise de dados coletados. Este trabalho faz uso de cinco atividades elaboradas pelo professor e aplicadas no simulado destinado ao Curso Preparatório para a prova de seleção, que viabiliza o ingresso no Ensino Médio, nas Escolas Técnicas Federais e Estaduais da Região Metropolitana de Porto Alegre - RS e Região do Vale do Rio dos Sinos - RS, na disciplina de Matemática. A aplicação das atividades, através do simulado, aconteceu com um grupo de dez alunos, estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, matriculados no Curso Preparatório de instituição privada, no município de Esteio – RS. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo e os resultados apresentados pelos alunos são mostrados e analisados no decorrer desta dissertação.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: