Navegação Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 67
-
Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
(2019-08-30)Este trabalho apresenta uma sugestão de atividade que aborda o Princípio da Casa dos Pombos através da Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. O objetivo é mostrar como um dos conteúdos ... -
Uma abordagem para o problema do mapa do tesouro aplicado ao ensino da geometria no ensino médio
(2014-08-29)Este trabalho busca disponibilizar aos professores do Ensino Médio um instrumento pedagógico que auxilie na introdução de conceitos geométricos. A proposta pretende estabelecer relações entre conteúdos de sala de aula, ... -
Abordagens diversificadas para o ensino dos poliedros de Platão
(2018-08-24)Nesta pesquisa tivemos como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento da existência de somente cinco classes de poliedros de Platão, por meio de demonstração formal e trabalho prático de construção desses poliedros. ... -
Análise combinatória: uma abordagem com resolução de problemas
(2016-07-26)O presente trabalho refere-se a uma proposta didática aplicada aos alunos do Ensino Médio. Esta proposta tem o intuito de abordar de modo mais significativo para os discentes conceitos de análise combinatória. Um conteúdo ... -
Aplicações de funções na área das Ciências da Natureza por meio do GeoGebra
(2015-12-04)A partir da implantação do ensino Politécnico no Rio Grande do Sul, nota-se de maneira crescente a necessidade de trabalharmos de forma interdisciplinar, realizando articulações entre as diferentes disciplinas e os assuntos ... -
Aprendizagem baseada no currículo em espiral: uma proposta para o estudo de conceitos no plano cartesiano
(2024-03-05)O estudo do plano cartesiano está presente nas habilidades curriculares da Base Nacional Comum Curricular – BNCC desde o 5º ano do Ensino Fundamental, sendo retomado a cada ano com novas possibilidades e abordagens, e ... -
A aritmética do jogo do nim no ensino fundamental
(2016-08-26)Com intuito de reavivar o interesse pela Matemática num grupo formado por alunos do Ensino Fundamental é que este trabalho foi concebido. Desejávamos ensinar os fundamentos de aritmética com o objetivo claro de revisar as ... -
Cálculo de volume de monumentos a partir de integrais definidas para alunos do ensino médio com apoio do software geogebra
(2017-08-23)A Geometria Espacial é um conteúdo comumente trabalhado nos currículos de Ensino Médio na maioria das escolas no Brasil. Acrescentar uma outra forma para o cálculo de volumes a partir de Integrais Definidas é dar mais ... -
Cálculo no ensino médio: uma abordagem possível e necessária com auxílio do Software GeoGebra
(2013-03-15)Este trabalho tem como objetivo principal verificar a possibilidade da inserção, no Ensino Médio, das ideias intuitivas do Cálculo Diferencial e Integral. Ideias intuitivas de limites de uma função, de taxa de variação ... -
Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
(2020-02-27)Neste trabalho apresentamos uma sequência didática que versa sobre o tema: condição de existência de um triângulo, com enfoque por meio de fluxogramas. Para tanto foi realizada uma pesquisa sobre o tema no Catálogo de Teses ... -
Cônicas e suas propriedades refletoras
(2018-08-20)O objetivo deste trabalho é apresentar e demonstrar as propriedades refletoras das cônicas, bem como entender o porquê destas figuras geométricas fascinarem os matemáticos desde a antiguidade. Foram priorizadas as ... -
Curvas descritas mecanicamente e GeoGebra: uma proposta destinada ao ensino médio
(2015-03-25)Este trabalho objetiva abordar as curvas descritas mecanicamente como uma possível aplicação para o ensino médio. Tal enfoque justifica-se pelo fato de que as construções geométricas geradoras de cada curva são uma ... -
Desigualdade das médias e a resolução de problemas geométricos
(2016-08-04)O presente trabalho apresenta algumas sugestões de atividades para o ensino de matemática, com vistas à aplicação da desigualdade triangular e da desigualdade das médias geométrica, quadrática, aritmética e harmônica para ... -
Dominós como recurso didático para o ensino de matemática
(2018-08-10)Esta dissertação apresenta uma possibilidade do uso de materiais didáticos no ensino da Matemática. Para desenvolver esse trabalho foram utilizados dominós como recurso pedagógico, buscando contribuições quanto à sua ... -
Elementos de geometria analítica: uso do aplicativo GrafEq na reprodução de obras de arte
(2015-07-16)Este estudo aborda o uso das tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o software GrafEq para desenvolver atividades de Geometria Analítica. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de 5 semanas a ... -
Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
(2014-08-22)O presente trabalho de dissertação tem como objetivo propor uma nova forma de abordagem no ensino de polinômios. Como este assunto é trabalhado no último ano do Ensino Médio, oferecemos uma proposta focada no Ensino Superior, ... -
O ensino de trigonometria no ensino médio: uma abordagem com a resolução de problemas
(2018-12-14)Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o ensino da trigonometria, usando o método de resolução de problemas de George Polya. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2018 com uma turma do 2° ano do ... -
Equações diofantinas lineares: possibilidades didáticas usando a resolução de problemas
(2015-03-13)Este trabalho apresenta uma experimentação pedagógica realizada numa turma de 9ºano do Ensino Fundamental com o objetivo de aferir as possibilidades didático-pedagógicas envolvendo a temática Equações Diofantinas Lineares, ... -
Equações polinomiais de até quarto grau: o limite das soluções gerais por radicais
(2021-10-15)Ao tentar buscar o enriquecimento do ensino da matemática, tornou-se pauta deste trabalho a discussão de técnicas de soluções de equações polinomiais de até quarto grau, concentrando-se nas resoluções destas sentenças ... -
O equilíbrio dos planos e os pontos notáveis do triângulo: Arquimedes, Euclides e origami trabalhando juntos
(2021-01-28)Este trabalho pretende explorar uma nova maneira de estudar geometria no Ensino Médio, usando a física e os origamis. Nesse mister, recorre-se aos ensinamentos dos mestres clássicos Arquimedes e Euclides ...