O equilíbrio dos planos e os pontos notáveis do triângulo: Arquimedes, Euclides e origami trabalhando juntos
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Data
2021-01-28Primeiro membro da banca
Pansonato, Cláudia Candida
Segundo membro da banca
Sauer, Lisandra de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho pretende explorar uma nova maneira de estudar geometria no Ensino Médio,
usando a física e os origamis. Nesse mister, recorre-se aos ensinamentos dos mestres clássicos
Arquimedes e Euclides para estabelecer o ponto de partida do pensamento matemático
relacionado ao estudo dos Centros de Gravidade das Figuras Planas e dos Pontos Notáveis do
Triângulo. Caminhando sobre a linha do tempo do conhecimento somam-se as contribuições
do matemático francês Hadamard e as práticas atuais do ensino da geometria em sala de aula,
tentando fazer uma breve comparação entre as técnicas clássicas e as modernas. Preparando a
atividade interdisciplinar, faz-se um rápido estudo das origens das dobraduras em papel,
chamadas origami no Japão e papiroflexia no ocidente. Posteriormente, os Axiomas de Huzita-
Hatori são apresentados em termos matemáticos. O conceito físico de Centro de Gravidade é
adicionado para servir de catalizador da curiosidade dos estudantes para encararem a geometria
como uma ciência que está presente no seu cotidiano. Finalmente, o estudo dos Centros de
Gravidade dos Planos e dos Pontos Notáveis do Triângulo é apresentado de duas maneiras
diferentes: uma clássica usando régua e compasso para as construções matemáticas e outra
lúdica, com uso dos origamis, para fazer o mesmo. Espera-se que professores e alunos percebam
que podem se divertir enquanto estudam Matemática. Além disso, espera-se que este trabalho
inspire os professores a estimularem os seus alunos a compartilhar o seu conhecimento
matemático fora do ambiente de sala de aula.
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