dc.creator | Pereira, Luiz Fernando | |
dc.date.accessioned | 2021-06-21T20:17:35Z | |
dc.date.available | 2021-06-21T20:17:35Z | |
dc.date.issued | 2021-01-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21168 | |
dc.description.abstract | This paper aims to explore a new way to study geometry during the High School, using physics
and origami. We use classical works of Archimedes and Euclid to rise the mathemathical way
to study the properties of the plane figures’ center of mass and the triangle’s notable points.
Walking on the knowledge timeline we add some contributions made by the french
mathematician Hadamard and modern ways to teaching geometry at school. In fact, we try to
compare old and modern classroom practices. Them, we present some aspects about the origin
of origami in Japan and paperfolding in western contries. After, we talk about Huzita-Hatori
Axioms in mathematical terms. In order to use the natural young people curiosity about things
we show the physical center of mass concept and argue about the geometry usefulness in the
real world. Finally, we present how its possible to work in two diferente ways to find the plane
figures’ center of mass and the triangle’s notable points: the classical way, using a straight edge
and a compass for the mathematical constructions and the funny way, using origami to do the
same. All of these will be done looking foward teachers and students realize that’s possible to
have good time while they are studing Mathematics. We also hope this work may inspire
teachers to encourage their students to share mathematical knowlegmente outside the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Centro de gravidade | por |
dc.subject | Pontos notáveis do triângulo | por |
dc.subject | Papiroflexia | por |
dc.subject | Origami na matemática | por |
dc.subject | Ensino de geometria plana | por |
dc.subject | Matemática dos axiomas de Huzita-Hatori | por |
dc.subject | Center of mass | eng |
dc.subject | Triangle’s notable points | eng |
dc.subject | Paper folding | eng |
dc.subject | Mathematical origami | eng |
dc.subject | Teaching plane geometry | eng |
dc.subject | Huzita-Hatori axioms on mathematical words | eng |
dc.title | O equilíbrio dos planos e os pontos notáveis do triângulo: Arquimedes, Euclides e origami trabalhando juntos | por |
dc.title.alternative | On the equilibrium of planes and the triangle’s notable points: Archimedes, Euclid, Huzita and Hatori working together | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende explorar uma nova maneira de estudar geometria no Ensino Médio,
usando a física e os origamis. Nesse mister, recorre-se aos ensinamentos dos mestres clássicos
Arquimedes e Euclides para estabelecer o ponto de partida do pensamento matemático
relacionado ao estudo dos Centros de Gravidade das Figuras Planas e dos Pontos Notáveis do
Triângulo. Caminhando sobre a linha do tempo do conhecimento somam-se as contribuições
do matemático francês Hadamard e as práticas atuais do ensino da geometria em sala de aula,
tentando fazer uma breve comparação entre as técnicas clássicas e as modernas. Preparando a
atividade interdisciplinar, faz-se um rápido estudo das origens das dobraduras em papel,
chamadas origami no Japão e papiroflexia no ocidente. Posteriormente, os Axiomas de Huzita-
Hatori são apresentados em termos matemáticos. O conceito físico de Centro de Gravidade é
adicionado para servir de catalizador da curiosidade dos estudantes para encararem a geometria
como uma ciência que está presente no seu cotidiano. Finalmente, o estudo dos Centros de
Gravidade dos Planos e dos Pontos Notáveis do Triângulo é apresentado de duas maneiras
diferentes: uma clássica usando régua e compasso para as construções matemáticas e outra
lúdica, com uso dos origamis, para fazer o mesmo. Espera-se que professores e alunos percebam
que podem se divertir enquanto estudam Matemática. Além disso, espera-se que este trabalho
inspire os professores a estimularem os seus alunos a compartilhar o seu conhecimento
matemático fora do ambiente de sala de aula. | por |
dc.contributor.advisor1 | Figueiredo, Edson Sidney | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1112919781647346 | por |
dc.contributor.referee1 | Pansonato, Cláudia Candida | |
dc.contributor.referee2 | Sauer, Lisandra de Oliveira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8806831416326222 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |