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dc.creatorPereira, Luiz Fernando
dc.date.accessioned2021-06-21T20:17:35Z
dc.date.available2021-06-21T20:17:35Z
dc.date.issued2021-01-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21168
dc.description.abstractThis paper aims to explore a new way to study geometry during the High School, using physics and origami. We use classical works of Archimedes and Euclid to rise the mathemathical way to study the properties of the plane figures’ center of mass and the triangle’s notable points. Walking on the knowledge timeline we add some contributions made by the french mathematician Hadamard and modern ways to teaching geometry at school. In fact, we try to compare old and modern classroom practices. Them, we present some aspects about the origin of origami in Japan and paperfolding in western contries. After, we talk about Huzita-Hatori Axioms in mathematical terms. In order to use the natural young people curiosity about things we show the physical center of mass concept and argue about the geometry usefulness in the real world. Finally, we present how its possible to work in two diferente ways to find the plane figures’ center of mass and the triangle’s notable points: the classical way, using a straight edge and a compass for the mathematical constructions and the funny way, using origami to do the same. All of these will be done looking foward teachers and students realize that’s possible to have good time while they are studing Mathematics. We also hope this work may inspire teachers to encourage their students to share mathematical knowlegmente outside the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCentro de gravidadepor
dc.subjectPontos notáveis do triângulopor
dc.subjectPapiroflexiapor
dc.subjectOrigami na matemáticapor
dc.subjectEnsino de geometria planapor
dc.subjectMatemática dos axiomas de Huzita-Hatoripor
dc.subjectCenter of masseng
dc.subjectTriangle’s notable pointseng
dc.subjectPaper foldingeng
dc.subjectMathematical origamieng
dc.subjectTeaching plane geometryeng
dc.subjectHuzita-Hatori axioms on mathematical wordseng
dc.titleO equilíbrio dos planos e os pontos notáveis do triângulo: Arquimedes, Euclides e origami trabalhando juntospor
dc.title.alternativeOn the equilibrium of planes and the triangle’s notable points: Archimedes, Euclid, Huzita and Hatori working togethereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho pretende explorar uma nova maneira de estudar geometria no Ensino Médio, usando a física e os origamis. Nesse mister, recorre-se aos ensinamentos dos mestres clássicos Arquimedes e Euclides para estabelecer o ponto de partida do pensamento matemático relacionado ao estudo dos Centros de Gravidade das Figuras Planas e dos Pontos Notáveis do Triângulo. Caminhando sobre a linha do tempo do conhecimento somam-se as contribuições do matemático francês Hadamard e as práticas atuais do ensino da geometria em sala de aula, tentando fazer uma breve comparação entre as técnicas clássicas e as modernas. Preparando a atividade interdisciplinar, faz-se um rápido estudo das origens das dobraduras em papel, chamadas origami no Japão e papiroflexia no ocidente. Posteriormente, os Axiomas de Huzita- Hatori são apresentados em termos matemáticos. O conceito físico de Centro de Gravidade é adicionado para servir de catalizador da curiosidade dos estudantes para encararem a geometria como uma ciência que está presente no seu cotidiano. Finalmente, o estudo dos Centros de Gravidade dos Planos e dos Pontos Notáveis do Triângulo é apresentado de duas maneiras diferentes: uma clássica usando régua e compasso para as construções matemáticas e outra lúdica, com uso dos origamis, para fazer o mesmo. Espera-se que professores e alunos percebam que podem se divertir enquanto estudam Matemática. Além disso, espera-se que este trabalho inspire os professores a estimularem os seus alunos a compartilhar o seu conhecimento matemático fora do ambiente de sala de aula.por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Edson Sidney
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1112919781647346por
dc.contributor.referee1Pansonato, Cláudia Candida
dc.contributor.referee2Sauer, Lisandra de Oliveira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8806831416326222por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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