Um relato sobre a introdução às somas de Riemann na educação básica
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Data
2014-08-28Primeiro membro da banca
Schutz, Lineia
Segundo membro da banca
Copetti, Maria Ines Martins
Terceiro membro da banca
Buligon, Lidiane
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho apresenta de modo intuitivo, por meio de cálculo de área de
três guras geométricas planas, uma introdução ao Cálculo Integral. São aplicados con-
ceitos geométricos usuais no ensino médio tendo em vista que o trabalho é aplicado em
uma turma de terceiro ano. Nesta etapa dos estudos os alunos estão familiarizados com
conceitos especí cos, como o cálculo de área de quadriláteros e triângulos, por exemplo.
O trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo são apresentados argu-
mentos, por meio de revisão na literatura, com o propósito de responder à pergunta, de
certo modo intrigante: Cálculo Integral no Ensino Médio? Busca-se nesses argumentos
justi car o uso de dois métodos - o método de Arquimedes (utilizado para determinar a
área do círculo)e o método de Riemann (utilizado para determinar a área de três regiões
curvilíneas, o círculo, a elipse e a região entre a curva descrita por uma função polino-
mial e o eixo OX)-. Nesses dois métodos, são introduzidos, implicitamente, conceitos de
limites e integral de nida. Na descrição do trabalho de aplicação são relatadas situações
exemplos, com a transcrição de comentários. Além disso, são apresentadas resoluções de
atividades avaliativas desenvolvidas pelos alunos. No terceiro capítulo, o autor destaca
re exões relativas ao trabalho aplicado, apresenta algumas considerações e suas conclu-
sões acerca do trabalho desenvolvido.
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