Projeções cartográficas: uma experiência no livro aberto de matemática e na formação continuada de professores
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Data
2022-01-31Primeiro membro da banca
Pansonato, Claudia Candida
Segundo membro da banca
Crissaff, Lhaylla dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Em 2018 foi divulgada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visa determinar as
competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que devem ser
desenvolvidas durante cada etapa da educação básica. A BNCC trouxe uma habilidade voltada
à compreensão das Projeções Cartográficas na disciplina de Matemática a ser cursada no Ensino
Médio. Pensando em como as habilidades da BNCC podem ser trabalhadas em sala de aula, um
grupo de professores, incluindo o autor dessa dissertação, vem redigindo um material didático,
denominado Livro Aberto de Matemática (LAM), em que o tópico Projeções Cartográficas é
abordado conforme preconiza a BNCC. Durante a redação do material, em vários momentos
surgiram dúvidas de quanto o professor de matemática está preparado para lecionar esse tópico.
Assim, a presente dissertação, tem por objetivo investigar os saberes dos professores de
Matemática (e graduandos) sobre Projeções Cartográficas. Para cumprir tal objetivo,
elaboramos e aplicamos uma Oficina realizada de forma remota, que possuiu atividades
síncronas e assíncronas. Durante a Oficina, apresentamos o capítulo criado sobre Projeções
Cartográficas, discutimos algumas atividades junto aos participantes e utilizamos como
instrumento para coleta de dados questionários e gravações dos encontros síncronos. Por meio
de uma análise qualitativa das respostas dos participantes aos questionários disponibilizados e
interações realizadas durante a Oficina, concluímos que a maioria dos participantes não sente
segurança para lecionar Projeções Cartográficas.
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