Estatística: uma abordagem diferenciada no ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2019-03-25Primeiro membro da banca
Bittencourt, Fidelis
Segundo membro da banca
Rachelli, Janice
Terceiro membro da banca
Giuliani, Osmar Francisco
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como objetivo a elaboração, a aplicação e a validação de uma sequência didática que contribua para o ensino e aprendizagem do conteúdo de Estatística no Ensino Médio, recorrendo à Engenharia Didática como metodologia. Inicialmente foi realizada uma pesquisa sobre a normatização e as orientações curriculares para o ensino da Estatística na Educação Básica. Na sequência, foram apresentadas as principais definições para o estudo de Estatística no Ensino Médio, bem como alguns exemplos para ilustrar tais definições. Em seguida, discorre-se sobre a Engenharia Didática como metodologia norteadora da sequência didática, cujo objetivo foi que os estudantes realizassem pesquisas dentro e fora da escola, aplicando o conhecimento adquirido sobre Estatística para simplificar e analisar os dados coletados nas pesquisas. Por fim, é apresentada uma avaliação, observando-se os objetivos que foram atingidos e os aspectos que precisam ser melhorados na proposta.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: