O emprego da metodologia ativa Peer Instruction aliada ao GeoGebra no ensino da geometria na educação básica
Visualizar/ Abrir
Data
2024-03-27Primeiro membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Segundo membro da banca
Rachelli, Janice
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste trabalho tivemos por objetivo avaliar a viabilidade do emprego da metodologia ativa Peer Instruction aliada ao GeoGebra no ensino de alguns tópicos de Geometria do Ensino Fundamental. Desenvolvemos a nossa pesquisa em uma turma do 9º Ano do Colégio Militar de Santa Maria, composta por 30 alunos, durante 3 semanas, totalizando 15 horas/aula e, ao final, aplicamos uma avalição parcial (1ª AP2). As atividades foram desenvolvidas empregando Geometria plana, com os tópicos Teorema de Tales e Teorema das Bissetrizes. Utilizamos o GeoGebra para demonstrar o Teorema das Bissetrizes e observamos que o emprego desta ferramenta em sala de aula facilitou a compreensão mais aprofundada dos teoremas, favorecendo a aprendizagem e, ainda, adotamos a ferramenta Moodle para dar suporte ao estudo fora do ambiente escolar, dada a necessidade do estudo prévio para o desenvolvimento das atividades previstas em sala de aula. Buscamos nos apoiar na Teoria da Aprendizagem Significativa para justificar a nossa proposta. Fizemos uma busca no banco de dissertações do PROFMAT por dissertações que tivessem alguma conexão com a nossa proposta objetivando verificar o que foi feito até então, tendo sido encontrado apenas um trabalho que abordasse a Metodologia Ativa Peer Instruction. Relatamos o que foi vivido em sala e apresentamos os resultados dos testes conceituais, das pesquisas de opinião dos alunos e da avaliação parcial aplicada ao final dos trabalhos em sala de aula. Os resultados foram muito satisfatórios e animadores, demonstraram a validade e a efetividade da metodologia aplicada e nos permitiram concluir que o uso da metodologia ativa Peer Instruction é adequado para o Ensino Fundamental sobretudo quando aliado ao uso o GeoGebra.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: