Transformações geométricas: ações e aplicações nos anos finais do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2023-01-06Primeiro membro da banca
Mathias, Carmen Vieira
Segundo membro da banca
Meneghetti, Cinthya Maria Schneider
Terceiro membro da banca
Magnago, Karine Faverzani
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo trata do conteúdo matemático de transformações geométricas,
trazendo como fonte de inspiração o fato de ser pouco explorado, muitas vezes devido
às lacunas existentes no conhecimento do professor em relação a este tema. Diante
disso, tem-se como principal objetivo investigar a importância do conteúdo de
transformações geométricas dentro do desenvolvimento do pensamento geométrico
dos estudantes, com a finalidade de identificar práticas que melhor atendam os
fundamentos teóricos relacionados ao assunto. Além de pesquisas bibliográficas,
também serão aplicadas e elaboradas atividades com tecnologias digitais e obras de
arte, para trabalhar a homotetia e as isometrias, como a rotação, translação e a
reflexão, de modo a contemplar as habilidades exigidas pela atual Base Nacional
Comum Curricular (BNCC). Os participantes das aplicações são 37 alunos do 6º e 7º
anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal no interior do Rio
Grande do Sul. Conclui-se que a partir da aplicação das atividades, objetos propostos
pelas diretrizes curriculares foram atingidos, além de obter interação extraordinária
dos alunos nas atividades com o uso de ferramentas computacionais. Espera-se, que
o presente trabalho possa servir de apoio aos colegas professores de matemática e
inspirá-los a seguir criando atividades e aceitar a temática como considerável para o
desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: