O pensamento computacional na prática: uma experiência usando Python em aulas de Matemática Básica
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Data
2021-04-30Primeiro membro da banca
Rachelli, Janice
Segundo membro da banca
Gomes, Mateus das Neves
Terceiro membro da banca
Magnago, Karine Faverzani
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino nas escolas brasileiras vem atingido resultados aquém do desejado há anos.
No mais recente exame do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes),
realizado em 2018, constatou-se que grande parte dos estudantes brasileiros não possuem
a habilidade de responder questões claramente definidas que dispõem de dados e
instruções diretas. Assim, é necessário buscar alternativas para melhorar o aprendizado,
especialmente para o ensino de Matemática. Nesse sentido, uma das possibilidades é a inclusão
da computação e do desenvolvimento do pensamento computacional na educação
básica, uma vez que esta é uma ferramenta importante para auxiliar o aluno a desenvolver
o raciocínio lógico matemático. Este trabalho tem como objetivo estudar alternativas
e introduzir a programação juntamente com o pensamento computacional nas aulas de
Matemática em uma turma de educação básica, tendo como aporte teórico a metodologia
de resolução de problemas matemáticos de George Polya e as estratégias de solução
de problemas baseadas no pensamento computacional. A pesquisa relata a aplicação do
estudo, desenvolvido no segundo semestre de 2020, com estudantes do sétimo ano do
ensino fundamental em uma escola da rede privada da cidade de Cruz Alta/RS. Foram
realizadas três atividades remotas por meio do Google Colab, utilizando o Python na resolução
de problemas, nas quais os alunos desenvolveram seus códigos e acompanharam
o desenvolvimento das atividades de seus colegas. Os resultados obtidos demonstram
que os estudantes criam autonomia ao interagir com a máquina e elaboram seus próprios
planos para resolver problemas matemáticos.
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