Navegação por orientadores "Loreto, Elgion Lucio da Silva"
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Caracteres humanos utilizados no ensino dos padrões de herança mendelianos
(2017-10-27)O estudo de Genética Humana nas escolas é bastante recente, e a utilização dos caracteres humanos hereditários no ensino de padrões de herança tem sido vista como uma forma de introduzir o cotidiano nos processos de ... -
Caracterização funcional e estrutural de elementos transponíveis (hAT) encontrados nos genomas de espécies de drosophila
(2017-08-31)Elementos transponíveis (TEs) são sequências de DNA presentes em praticamente todos os organismos com genoma sequenciado que foram avaliados e apresentam como característica marcante a capacidade de se mobilizarem ou serem ... -
História evolutiva dos elementos homo1 e howilli2 de espécies de drosofilídeos neotropicais
(2013-03-01)Elementos transponíveis (TEs) são fragmentos de DNA que podem se mover dentro e entre genomas, causando grande impacto na evolução dos organismos. A superfamília hAT pertence a classe II, subclasse I dos TEs e apesar de ... -
Diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia: aproximando os conhecimentos científicos do cotidiano dos estudantes
(2013-07-11)Este estudo apresenta como tema central a importância de se utilizar diferentes ferramentas didáticas com o intuito de superar as dificuldades de aprendizagem em conteúdos abstratos como a Biologia Celular e Molecular, ... -
As plantas de importância médica na prespectiva dos três momentos pedagógicos: desafios e potencialidades para o ensino de ciências
(2018-02-28)O ensino de ciências vem enfrentando diversos problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem, onde a busca por alternativas didático-pedagógicas se veste de importância. Diante deste contexto, a presente tese ... -
Evolução molecular e padrões macro e micro evolutivos em Drosophila incompta (Diptera, Drosophilidae)
(2016-03-28)O grupo flavopilosa foi proposto por Wheeler e colaboradores em 1962. Em termos taxonômicos, parece ser um grupo monofilético, pertencente à radiação virilis-repleta do subgênero Drosophila. No entanto, o exato posicionamento ... -
Evolução do gene mitocondrial COI em Aeglidae (Crustacea, Anomura) e implicações para DNA barcoding
(2014-04-10)O gene mitocondrial COI é amplamente utilizado como marcador molecular, sendo a região de DNA barcoding cada vez mais popular para delimitação e identificação de espécies. No entanto, os padrões de evolução variam ao longo ... -
Variabilidade genômica dos elementos transponíveis em espécies do grupo mesophragmatica do gênero Drosophila
(2005-04-25)O grupo mesophragmatica pertence à radiação virilis-repleta do sub-gênero Drosophila, foi estabelecido por Brncic & Koref em 1957. As espécies deste grupo apresentam algumas características de espécies endêmicas isoladas ... -
O ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças
(2012-12-17)O presente trabalho teve como ideia geral investigar o que pensam os alunos de anos iniciais sobre a Ciência e se as concepções acerca da Ciência entre os educandos e os professores são semelhantes ou distintas. Após, ... -
Dinâmica do elemento de transposição mariner sob condições de estresse em Drosophila simulans
(2016-03-28)A capacidade de excisão e inserção dentro e entre genomas é característica essencial dos elementos transponíveis (TEs). A mobilização dá aos TEs o papel de contribuir com a mutagênese e a variabilidade genética. Contudo, ... -
Variabilidade da atividade do elemento de transposição mariner em populações naturais de Drosophila simulans
(2012-02-24)Os elementos de transposição (TEs) são seqüências de DNA com a capacidade de moveremse de uma região cromossômica para outra. Estes elementos apresentam mecanismos de transposição diferenciados e diversidade em suas ... -
O transposon piggyBac: quantificando sua mobilização
(2015-05-05)Neste trabalho apresentamos a ideia de realizar ensaios de excisão utilizando o elemento transponível piggyBac como fornecedor da enzima e das sequências terminais invertidas do elemento, ambos necessários para mobilização. ... -
A deficiência visual e o mundo microscópico: modelos didáticos - uma metodologia alternativa
(2018-02-23)A utilização de modelos didáticos no ensino de Ciências torna-se uma alternativa didática para integrar alunos com Deficiência Visual em classes regulares. Com a utilização de modelos didáticos celulares, conseguimos abordar ... -
O uso das metodologias ativas como promotoras da alfabetização científica no ensino de ciências
(2022-08-25)O presente trabalho busca articular a alfabetização científica com a utilização de metodologias ativas no ensino de conceitos básicos das ciências, no ensino fundamental e no ensino superior. Buscamos responder ao problema ... -
Cicatrização e biologia celular - Um possível caminho para aprender melhor
(2022-02-28)O ensino de Biologia Celular no ensino médio enfrenta algumas dificuldades, que passam pela complexidade do tema, seu caráter abstrato, as dificuldades de visualização daquilo que é estudado, entre outros. Para contornar ... -
O elemento transponível mariner e o acúmulo de transposição somática no desenvolvimento de Drosophila
(2017-03-20)Elementos transponíveis (TEs) são sequências de DNA móveis nos genomas hospedeiros. Alguns TEs são capazes de se transpor em células somáticas, processo conhecido por Transposição Somática (TS), que pode estar envolvido ... -
Stenostomum leucops (Dugès 1828) (Platyhelminthes, Catenulida) reprodução, auxílio no esclarecimento filogenético e transformação genética.
(2017-07-07)Stenostomum leucops é um platelminto pertencente à classe Catenulida, apresentando grande plasticidade morfológica e reprodução preponderantemente assexuada, por paratomia. O tempo necessário para a formação completa ... -
Descrição do genoma, transcriptoma e microbioma de Stenostomum leucops (Platyhelminthes, Catenulida), com enfoque na filogenia, regeneração, plasticidade ecológica e elementos transponíveis.
(2022-01-31)Platyhelminthes é o filo com maior radiação adaptativa dos invertebrados, e está dividido atualmente em cinco classes: Catenulida, Rhabditophora, Monogenea, Cestoda e Trematoda. As análises filogenéticas, empregando 12 ... -
Do gene à proteína: explorando o GenBank com alunos do ensino médio
(2011-06-07)Este estudo relata a aplicação da Unidade Didática (UD): Explorando o GenBank com alunos do ensino médio, a qual envolveu 20 horas/aula com um grupo de 06 alunos voluntários do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar ... -
O processo de experimentação promovendo aprendizagens e competências científicas
(2012-08-31)A experimentação tem sido uma prática pouco e inadequadamente explorada no espaço escolar assumindo funções de demonstração e verificação, predominantemente centradas no resultado final. Propomos, então, focalizar o seu ...