Navegação por orientadores "Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 26
-
Processo identitário do professor de arte do sudoeste do Paraná: diálogos sobre o conteúdo música
(2010-07-14)A referida dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa Educação e Artes apresenta como foco temático o processo identitário das professoras do contexto educacional ... -
Fazendo música juntos: narrativas de integrantes do conjunto de flautas doces da UERGS
(2019-07-19)A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da linha de pesquisa Educação e Artes e está vinculada ao grupo de pesquisa NarraMus. A estrutura ... -
Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura
(2011-03-25)Esta investigação, desenvolvida na linha de pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo analisar a construção de significados relacionados ... -
Narrativas de um caminhar para si com os outros: experiências formativas inclusivas junto a um grupo de estudantes de música
(2018-08-24)Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa 4 (LP4), Educação e Artes, Grupo NarraMus e teve como objetivo geral investigar ... -
Limites e possibilidades da educação musical inclusiva: as práticas de percussão para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
(2022-02-18)Versa-se, com este trabalho, sobre os limites e as possibilidades da Educação Musical Inclusiva, considerando as práticas de percussão para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A problemática ... -
Ecos do interior da região sul: mais de 70 anos de dedicação à música com o educador Anildo Diettrich
(2019-07-26)A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e ao grupo de pesquisa NarraMus, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo central ... -
Bricolagens com infâncias e pedagogias culturais em um processo edu(vo)cativo em artes visuais
(2018-07-17)Este estudo, inserido na Linha de Pesquisa - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, pretende potencializar encontros entre crianças, Artes Visuais e cultura visual durante a fase inicial de Ensino ... -
Implicações da ecologia acústica sobre processos de formação docente
(2022-12-19)Este trabalho apresenta uma pesquisa narrativa realizada com licenciandos em Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estudando as possíveis relações entre a Ecologia Acústica e a formação de educadores ... -
Canto coral em projetos sociais: trajetória de uma educadora em Santa Maria - RS
(2013-07-08)A presente dissertação de mestrado, intitulada Canto Coral em Projetos Sociais: trajetória de uma educadora em Santa Maria - RS, foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de ... -
Trajetórias musicais de jovens no ensino médio: narrativas em círculos restaurativos
(2023-09-15)A presente tese é um estudo baseado em narrativas (auto)biográficas em educação, trabalho investigativo vinculado ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas Musicais que pertence à Linha de Pesquisa ... -
A música popular como decolonidade na formação de professores de música: narrativas de acadêmicos a partir de uma disciplina complementar de graduação
(2020-11-27)Inserido no campo de estudos das experiências musicais cotidianas, a presente dissertação,vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria, à Linha de Pesquisa Educação e ... -
A pedagogia afetiva no contexto da docência em música: narrativas de professores
(2024-08-16)Esta pesquisa tematiza a Pedagogia Afetiva no contexto das práticas pedagógicas de professores de Música, bem como aproximações desta com os saberes da docência. Como objetivo geral, busca-se compreender as experiências ... -
Milton Romay Masciadri: narrativas (auto)biográficas sobre uma escola de contrabaixo
(2015-08-25)A pesquisa apresentada nessa dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e teve como objetivo central compreender ... -
Narrativas de professores de teoria e percepção musical: caminhos de formação profissional
(2012-06-26)A presente dissertação de mestrado, intitulada Narrativas de Professores de Teoria e Percepção Musical: Caminhos de Formação Profissional, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de ... -
Relações entre a professora de música e os alunos-presidiários: um estudo de caso etnográfico em Santa Maria-RS
(2009-08-19)Este trabalho refere-se ao processo pedagógico-musical como um fato social total nas aulas de música que se desenvolvem na Escola/Núcleo Julieta Ballestro localizada no Presídio Regional de Santa Maria RS/ Brasil. Tendo ... -
Identidades profissionais: um estudo de narrativas (auto)biográficas de professores de oboé
(2017-10-10)A tese é fruto de pesquisa de caráter qualitativo na qual foram entrevistados dezesseis professores de oboé de diferentes estados, incluindo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Foram realizadas entrevistadas ... -
Educação musical e práticas corporais como recurso metodológico da educação infantil: diálogos com professores de música e educandos sobre interdisciplinaridade
(2010-03-26)A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivos principais analisar narrativas de professores de música e educandos de 2º a 5º anos acerca da utilização de práticas corporais e educação musical como elementos ... -
Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
(2014-04-26)Esta pesquisa tem como objeto de estudo as formas de constituir a docência de professores de música de escolas particulares da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Este processo se deu através de uma metodologia ... -
Práticas musicais cotidianas na cultura gospel: um estudo de caso no Ministério de Louvor Somos Igreja
(2011-03-25)O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas musicais, focando os processos pedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo de louvor Somos Igreja da comunidade evangélica ... -
Quando um professor se faz histórias: o professor Eugênio Schneider e narrativas (auto) biográficas de um legado de ensino de música em Santa Maria - RS
(2017-12-21)A presente proposta, vinculada à linha de pesquisa em Educação e Artes-LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, objetiva compreender como a metodologia de ensino do professor ...