Bricolagens com infâncias e pedagogias culturais em um processo edu(vo)cativo em artes visuais
Resumo
Este estudo, inserido na Linha de Pesquisa - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, pretende potencializar encontros entre crianças, Artes Visuais e cultura visual durante a fase inicial de Ensino Fundamental, em que a principal preocupação escolar é a alfabetização escrita. A partir de abordagem metodológica da Bricolagem, pensada por kincheloe e Berry (2007), a presente investigação busca movimentar a seguinte problemática: como bricolar experimentações edu(vo)cativas a partir das imagens no cotidiano escolar com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental? O embasamento teórico e metodológico dessa investigação está pautado na perspectiva educativa da cultura visual (Hernandez, 2000, 2007, 2009, 2012, 2013); no campo das artes visuais vinculada às experiências com crianças a partir de Susana Rangel Vieira da Cunha (2008, 2010, 2012); em aspecto de meios de comunicação e mídias, a partir das ideias de David Buckingham (2002); e, por fim, de Lutiere Dalla Valle (2016, 2017) no que tange a perspectiva edu(vo)cativa às artes. No decurso de pesquisar sobre e com infâncias contemporâneas/midiáticas abordamos as infâncias como potências ativas durante todo o processo de experimentação e investigação. A partir das escolhas dos repertórios culturais infantis e dos dilemas encontrados pela professora unidocente em trabalhar o ensino das artes visuais, a pesquisa se desenvolveu em dois contextos escolares diferentes ao longo dos anos de 2017 e 2018. No decorrer da pesquisa, os repertórios culturais das crianças foram problematizados, explorando as interpretações infantis e criando a partir delas outras narrativas, denominadas na pesquisa de experimentações artísticas e bricolações, com a participação das crianças em todo o processo. A pesquisa destaca a importância de pesquisar com crianças e problematizar as imagens aproximando-se de outras formas de alfabetismos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: