Mostrar registro simples

dc.creatorFreisleben, Jéssica Maria
dc.date.accessioned2019-03-20T21:00:21Z
dc.date.available2019-03-20T21:00:21Z
dc.date.issued2018-07-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15942
dc.description.abstractThis study, inserted in the Education and Arts Research Line of the Graduate Program in Education, aim to potentialize encounters among children, visual arts and visual culture during an initial phase of Elementary Education, in which the main school objective is literacy writing. From a methodical approach of DIY, thought by Kincheloe and Berry (2007), the present investigation seeks to move the following problematic: how to bricolate edu(vo)captive experimentsfrom the images in the daily school life with children of the 1st year of Elementary School? The theoretical and methodological basis of this research is based on the educational perspective of visual culture (Hernandez, 2000, 2007, 2009, 2012, 2013); in the field of visual arts linked to the experiences with children from Susana Rangel Vieira da Cunha (2008, 2010, 2012); in media aspects, from the ideas of David Buckingham (2002); and, finally, Lutiere Dalla Valle (2016, 2017) regarding the edu(vo)captive perspective of the arts. In the course of researching on and with contemporary / mediatic childhoods we approach childhood as an active power throughout the process of experimentation and investigation. From the choices of the children's cultural repertoires and the dilemmas found by the class teacher in working the teaching of the visual arts, the research developed in two different school contexts throughout the years of 2017 and 2018. Throughout the research, children's cultural repertoires were problematized, exploring children's interpretations and creating other narratives, called in the research of artistic experiments and bricolations, with the participation of children throughout the process. The research highlights the importance of researching with children and problematizing images by approaching other forms of literacy.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciaspor
dc.subjectPedagogias culturaispor
dc.subjectPotência edu(vo)cativapor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectCultural pedagogieseng
dc.subjectEdu (vo) cative potencyeng
dc.subjectVisual artseng
dc.titleBricolagens com infâncias e pedagogias culturais em um processo edu(vo)cativo em artes visuaispor
dc.title.alternativeBricolage with childhood and cultural pedagogies in an edu (vo)cative process in the visual artseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo, inserido na Linha de Pesquisa - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, pretende potencializar encontros entre crianças, Artes Visuais e cultura visual durante a fase inicial de Ensino Fundamental, em que a principal preocupação escolar é a alfabetização escrita. A partir de abordagem metodológica da Bricolagem, pensada por kincheloe e Berry (2007), a presente investigação busca movimentar a seguinte problemática: como bricolar experimentações edu(vo)cativas a partir das imagens no cotidiano escolar com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental? O embasamento teórico e metodológico dessa investigação está pautado na perspectiva educativa da cultura visual (Hernandez, 2000, 2007, 2009, 2012, 2013); no campo das artes visuais vinculada às experiências com crianças a partir de Susana Rangel Vieira da Cunha (2008, 2010, 2012); em aspecto de meios de comunicação e mídias, a partir das ideias de David Buckingham (2002); e, por fim, de Lutiere Dalla Valle (2016, 2017) no que tange a perspectiva edu(vo)cativa às artes. No decurso de pesquisar sobre e com infâncias contemporâneas/midiáticas abordamos as infâncias como potências ativas durante todo o processo de experimentação e investigação. A partir das escolhas dos repertórios culturais infantis e dos dilemas encontrados pela professora unidocente em trabalhar o ensino das artes visuais, a pesquisa se desenvolveu em dois contextos escolares diferentes ao longo dos anos de 2017 e 2018. No decorrer da pesquisa, os repertórios culturais das crianças foram problematizados, explorando as interpretações infantis e criando a partir delas outras narrativas, denominadas na pesquisa de experimentações artísticas e bricolações, com a participação das crianças em todo o processo. A pesquisa destaca a importância de pesquisar com crianças e problematizar as imagens aproximando-se de outras formas de alfabetismos.por
dc.contributor.advisor1Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.contributor.advisor-co1Valle, Lutiere Dalla
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7210555983862366por
dc.contributor.referee1Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9450619789833040por
dc.contributor.referee2Cardonetti, Vivien Kelling
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649742737541059por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9325987901226540por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International