Programa de Pós-Graduação em Educação
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação
Submissões recentes
-
Trilhando caminhos na alfabetização: impactos da formação continuada na prática de uma professora alfabetizadora
(2023-12-20)O tema dessa Dissertação teve como perspectiva aprofundar os estudos sobre formação continuada de professores e alfabetização. Sabe-se que o processo de apropriação da leitura e da escrita é um marco fundamental da ... -
O gênero entre arenas e alianças: planos municipais de educação em municípios da região central do RS
(2023-12-15)Compreende-se que o sistema sexo/gênero refere-se ao que fora construído socialmente, de modo a fazer com que os sujeitos assumam um determinado papel e/ou performance com base no que se costumou chamar de sexo biológico. ... -
Educação básica conectada: fluência tecnológico-pedagógica e a gestão escolar
(2023-12-06)A Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) é aprendizagem e conhecimento requerido para integralizar as tecnologias ao processo pedagógico, de modo que em constante reflexão sobre a prática e ao perceber como esta ... -
As potencialidades do uso do aplicativo GraphoGame para os estudantes com deficiência intelectual
(2023-11-08)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa ... -
Cartografias visuais de uma professora em trânsito: a cultura visual como disparadora para uma autobiografia docente
(2023-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha Educação e Arte e ao Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação (Mirarte). Assim, me propus ... -
Marcadores sociais da diferença: interseccionalidades que constituem pessoas com deficiência no ensino médio de Santa Maria - RS
(2023-11-10)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria RS, à Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia ... -
A aventura cinema: imaginários e desenvolvimento profissional docente
(2023-12-11)Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da linha: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tendo como principal ... -
Educação híbrida: os desafios da docência e o novo fazer pedagógico na era digital
(2023-09-29)Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) a partir da Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A tecnologia está cada dia mais presente em nosso cotidiano, ... -
Concepções sobre ser menino e ser menina de uma turma de crianças de multi-idade na educação infantil
(2023-08-16)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O problema de ... -
Circunstâncias de aprendizagem no ensino da arte: o universo Stranger Things invade a escola
(2023-09-28)Esta investigação, realizada a partir das discussões no grupo de Pesquisa Mirarte, do Programa de Pós graduação em Educação, linha de Pesquisa Educação e Arte da Universidade Federal de Santa Maria, intenciona movimentar ... -
A política de Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Catarinense – Câmpus Avançado Sombrio: transformações e potencialidades
(2023-12-18)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa 2: Políticas Públicas Educacionais, práticas pedagógicas e suas interfaces e ao TransformAção: Grupo de Estudos e Pesquisas em ... -
Uma docência com infâncias atravessada pelos diários visuais e/ou textuais e pelas questões de corpo e gênero
(2023-10-24)Apresentam-se nesta dissertação de mestrado, desafios e dúvidas a serem problematizadas a partir das filosofias da diferença, elementos que têm mobilizado esta pesquisadora a pensar uma docência atravessada pelos diários ... -
Programa residência pedagógica na formação inicial de professores no curso de pedagogia da UFSM: uma análise a partir do ciclo de políticas
(2023-11-16)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (Políticas públicas ... -
Experiências estéticas em instituições de reeducação de crianças e jovens
(2023-10-23)A presente pesquisa de mestrado, atravessada pelas filosofias da diferença, propõe-se a olhar para uma instituição de reeducação, enquanto espaço de reinserção social e reajustamento, movida pela problemática: o que podem ... -
As potencialidades do lego robotizado no desenvolvimento de práticas colaborativas no contraturno escolar
(2023-10-10)Este trabalho apresenta uma pesquisa-ação sobre as potencialidades da integração do Lego robotizado no Contraturno Escolar e seus impactos no desenvolvimento da colaboração entre as crianças. Trata-se do planejamento, da ... -
Tecnologias criativas e a elaboração de minidocumentários: desenvolvimento de autonomia e protagonismo discentes
(2023-08-31)A presente pesquisa teve por objetivo a construção de um artefato de aplicabilidade real que consistiu em um material em formato e-book contendo sequências didáticas com a temática de minidocumentários, baseados em Temas ... -
Formação de professores em tecnologias educacionais: contributo para um modelo de formação continuada na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
(2023-08-21)A formação continuada de professores desempenha um relevante contributo na qualidade da educação e perante as mudanças ocorridas na sociedade, nas escolas, tornar-se essencial preparar os professores da educação básica ... -
Aprendizagens docentes na pandemia: um estudo com professores alfabetizadores da rede municipal de Santa Maria, RS
(2023-07-12)Este estudo insere-se na linha de pesquisa LP1: Docência, saberes e desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). Diante do contexto pandêmico, que ... -
Tornando-se educador: reflexões sobre aprendizagens numa banda de música militar
(2023-06-28)Esta dissertação apresenta uma pesquisa narrativa que investiga as reflexões de um músico durante sua transição para o papel de educador na Banda de Música da Base Aérea de Santa Maria. O objetivo do estudo é refletir ... -
Educação especial e inclusiva das pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau: uma análise a partir das políticas educacionais brasileiras
(2023-07-19)A presente dissertação teve como objetivo analisar a educação especial e inclusiva das pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau a partir das políticas educacionais brasileiras. Teve como problema da pesquisa: quais ...