Programa de Pós-Graduação em Educação
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação
Recent Submissions
-
Tecnologias criativas e a elaboração de minidocumentários: desenvolvimento de autonomia e protagonismo discentes
(2023-08-31)A presente pesquisa teve por objetivo a construção de um artefato de aplicabilidade real que consistiu em um material em formato e-book contendo sequências didáticas com a temática de minidocumentários, baseados em Temas ... -
Formação de professores em tecnologias educacionais: contributo para um modelo de formação continuada na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
(2023-08-21)A formação continuada de professores desempenha um relevante contributo na qualidade da educação e perante as mudanças ocorridas na sociedade, nas escolas, tornar-se essencial preparar os professores da educação básica ... -
Aprendizagens docentes na pandemia: um estudo com professores alfabetizadores da rede municipal de Santa Maria, RS
(2023-07-12)Este estudo insere-se na linha de pesquisa LP1: Docência, saberes e desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). Diante do contexto pandêmico, que ... -
Tornando-se educador: reflexões sobre aprendizagens numa banda de música militar
(2023-06-28)Esta dissertação apresenta uma pesquisa narrativa que investiga as reflexões de um músico durante sua transição para o papel de educador na Banda de Música da Base Aérea de Santa Maria. O objetivo do estudo é refletir ... -
Educação especial e inclusiva das pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau: uma análise a partir das políticas educacionais brasileiras
(2023-07-19)A presente dissertação teve como objetivo analisar a educação especial e inclusiva das pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau a partir das políticas educacionais brasileiras. Teve como problema da pesquisa: quais ... -
Relações interpessoais e a perspectiva da educação inclusiva
(2023-07-12)A presente pesquisa de Mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserida na linha de pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”. ... -
Abordagem STEAM para a inovação educacional no ensino de ciências
(2023-07-21)A abordagem STEAM dinamiza o processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias educacionais. Dessa forma, o objetivo geral desta dissertação foi compreender a relação entre o desenvolvimento da Fluência Tecnológi ... -
O branco é o Drácula? Branquitude, discursos e arenas educativas
(2023-07-24)Esta pesquisa é encontro, devir, vir a ser da pesquisadora com o tema-noção branquitude. A investigação segue a partir das problemáticas: Como uma matriz discursiva sobre a branquitude, materializada em trabalhos ... -
Práticas educativas e as inter-relações no ensino de história: metodologias ativas em sala de aula através da educação histórica
(2023-04-27)A presente dissertação de mestrado refere-se a uma pesquisa desenvolvida junto ao programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo é realizar uma análise sobre o Ensino de ... -
Políticas públicas para educação infantil: desafios e possibilidades da gestão no contexto da prática pedagógica com bebês
(2023-03-29)Esta dissertação de Mestrado em Educação tem por objetivo geral compreender como os professores de Educação Infantil, de uma escola pública municipal de Educação Infantil do município de Santa Maria, criada a partir do ... -
Por uma educação infantil dialógica, na direção da educação para o pensar – Lipman e Freire
(2023-03-04)Esta dissertação de Mestrado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa/LP1- Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS e visa ... -
Projeto de vida, formação universitária e desamparo: a produção do eterno credor-devedor
(2023-04-05)Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo compreender o que está sendo operado como projeto de vida de jovens adultos na política de financiamento do acesso e permanência no ensino superior, através do FIES. Como ... -
Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora
(2023-07-07)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Educação. O objetivo principal ... -
A importância da inclusão da cultura afro-brasileira nos currículos de educação física escolar a partir do conteúdo capoeira
(2004-03-22)Este estudo propõe-se a analisar pedagogicamente a capoeira para sistematizá-la enquanto conteúdo escolar na disciplina de Educação Física, construindo uma possibilidade de inclusão da cultura-afro na escola. Neste sentido, ... -
O lugar do amar na relação ensino-aprendizagem da educação infantil e anos iniciais, contribuições de Humberto Maturana
(2023-05-02)Esta pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE – UFSM), intitulada: O Lugar do Amar na Relação Ensino-Aprendizagem da ... -
“Novo” Ensino Médio e trabalho pedagógico na rede estadual do Rio Grande do Sul: impactos na formação da força de trabalho no Brasil
(2023-03-30)Esta dissertação de Mestrado, desenvolvida no âmbito do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, foi produzida e orientada a responder à seguinte problematização: Tendo por ... -
Do escrito de Anne ao dito da Anna: notas de um saber-fazer-sobre-si-mesmo
(2009-08-27)O trabalho não apresenta resumo -
Entre afetos, cognições e cuidados: ambiências bioecológicas na educação infantil (0-3 anos)
(2023-03-17)Este projeto de Dissertação insere-se na Linha de Pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Curso de Mestrado ... -
Ludicidade, artesanias pedagógicas e ambiências bioecológicas produzindo a educadora infantil artífice do seu ofício
(2023-04-28)Esta Dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 1 - “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Curso de Mestrado em Educação. ... -
Tecer a vida com música: narrativas de adultos acerca de sua formação ao longo da vida
(2022-12-15)A dissertação apresentada tem como tema o estudo da música na vida adulta. Para tal, foram tomadas referências de Gadotti (2016), Ireland (2019) e Kallen (1996) sobre educação e aprendizagem ao longo da vida, além de ...