Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação by Title
Now showing items 1-20 of 670
-
A abordagem de temas polêmicos no currículo da EJA: o caso do “florestamento" no RS
(2007-04-25)A presente pesquisa foi realizada na linha de Currículo, Ensino e Práticas escolares do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Inicialmente, discuto que, dentre os muitos problemas ... -
Abrindo o livro das suas vidas: trajetórias de formação de quatro professoras negras
(2010-06-28)A pesquisa denominada Abrindo o livro das suas vidas: trajetórias de formação de quatro professoras negras foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado do Centro de Educação da ... -
Acadêmico idoso no ensino superior: características de altas habilidades/superdotação?
(2012-03-21)Esse estudo teve como objetivo discutir sobre a continuidade da aprendizagem do indivíduo idoso a partir da investigação de características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em acadêmicos idosos inseridos no ensino ... -
Acessibilidade curricular: refletindo sobre conceitos e o trabalho pedagógico
(2018-10-24)Este trabalho sistematiza a pesquisa desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação/UFSM. O estudo tem por objetivo geral analisar como vem sendo construída a produção acadêmica sobre a temática de acesso ao ... -
Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
(2014-01-17)Esta dissertação traz um estudo acerca da inclusão de alunos surdos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição que atualmente tem 15 alunos surdos matriculados em diferentes cursos de graduação. Diante ... -
Acompanhamento da prática pedagógica: representações de estagiários do curso de licenciatura em ciências biológicas da UFSM
(2008-05-02)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta proposições ... -
A ação comunicativa na formação de professores da modalidade educação a distância (EaD)
(2010-05-18)A presente dissertação resulta de uma pesquisa teórico-empírica e tem como propósito, à luz dos pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas identificar, interpretar e compreender a racionalidade que ... -
Ações afirmativas: a igualdade e o acesso pleno à educação superior dos grupos sociais historicamente excluídos
(2014-05-19)A presente pesquisa objetiva analisar, a partir de um estudo interdisciplinar, que correlaciona Direito, Educação, Sociologia, e outras áreas afins, o ingresso na Universidade Federal de Santa Maria através do Programa de ... -
Ações e impactos da formação continuada do PNAIC no município de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso
(2016-07-15)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal é “Analisar as ações ... -
Afetos de um mundo secreto: fabulações de uma formação docente
(2015-08-11)Esta dissertação experimentou da fabulação para pensar os encontros de uma formação docente. Encontros esses produzidos pelos afetos (SPINOZA, 2013) disparados pela animação Coraline e o Mundo Secreto (2009). Encontros ... -
Alfabetização visual: uma perspectiva para auto(trans)formação permanente com professores
(2015-07-22)Essa dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), decorre da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tem como ... -
Alunos com altas habilidades/superdotação e o fenômeno bullying
(2012-03-27)Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), muitas vezes não são identificados e desta forma, não são reconhecidos, tão pouco seus potenciais valorizados nos ambientes escolar e familiar. Isso ocorre em função ... -
Ambiência [trans] formativa na educação superior: processos de resiliência no início da carreira docente
(2014-03-20)A presente dissertação tem como temática central os anos iniciais da docência na Educação Superior no âmbito da formação de professores, ou seja, os protagonistas da investigação são professores principiantes na docência ... -
A ambiência pedagógica digital: aprendizagem da docência e coreografias didáticas digitais na educação básica
(2016-03-04)Esta dissertação insere-se na LP1 - linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo geral compreender ... -
Ampliação do tempo escolar: os desafios e as possibilidades no Ensino Fundamental da Rede Pública do Município de Araguatins - Tocantins
(2015-08-31)Este trabalho apresenta um estudo sobre a Educação em tempo integral por meio de uma reflexão do Programa Mais Educação (PMEd). Teve como objetivo analisar os impactos da política de ampliação do tempo escolar nas escolas ... -
As analogias no ensino de conteúdos conceituais de física
(2006-09-01)A presente investigação relata um estudo das contribuições e limitações do uso de Atividades Didáticas baseadas em Analogias para o ensino de conteúdos conceituais de Física no Ensino Médio. Considerou-se a preocupação em ... -
Análise da integração de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino médio
(2018-07-04)No contexto socio-histórico contemporâneo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em rede estão consolidadas como recursos para viabilizar comunicação, interação, acesso a informação e construção coletiva e ... -
Análise da trajetória da avaliação educacional brasileira
(2008-04-25)Este estudo que está inserido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, teve o objetivo de buscar entender como se construíram historicamente as ... -
Andarilhando pelas trajetórias de formação: narrativas (auto)biográficas de pedagogas docentes universitárias
(2017-07-25)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da ... -
A ANTECIPAÇÃO DO INGRESSO DA CRIANÇA AOS SEIS ANOS NA ESCOLA OBRIGATÓRIA: UM ESTUDO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA/RS
(2008-07-10)Esta pesquisa insere-se na linha de Currículo, Ensino e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. O estudo teve como objetivo conhecer as idéias de professoras sobre o ingresso da criança, aos ...