Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação by Title
Now showing items 1-20 of 839
-
A abordagem de temas polêmicos no currículo da EJA: o caso do “florestamento" no RS
(2007-04-25)A presente pesquisa foi realizada na linha de Currículo, Ensino e Práticas escolares do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Inicialmente, discuto que, dentre os muitos problemas ... -
Abordagem STEAM para a inovação educacional no ensino de ciências
(2023-07-21)A abordagem STEAM dinamiza o processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias educacionais. Dessa forma, o objetivo geral desta dissertação foi compreender a relação entre o desenvolvimento da Fluência Tecnológi ... -
Abrindo o livro das suas vidas: trajetórias de formação de quatro professoras negras
(2010-06-28)A pesquisa denominada Abrindo o livro das suas vidas: trajetórias de formação de quatro professoras negras foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado do Centro de Educação da ... -
Acadêmico idoso no ensino superior: características de altas habilidades/superdotação?
(2012-03-21)Esse estudo teve como objetivo discutir sobre a continuidade da aprendizagem do indivíduo idoso a partir da investigação de características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em acadêmicos idosos inseridos no ensino ... -
Acessibilidade curricular: refletindo sobre conceitos e o trabalho pedagógico
(2018-10-24)Este trabalho sistematiza a pesquisa desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação/UFSM. O estudo tem por objetivo geral analisar como vem sendo construída a produção acadêmica sobre a temática de acesso ao ... -
Acesso e permanência na educação superior: uma análise das medidas de acessibilidade e inclusão em tempos de corte dos recursos públicos no período de 2016 a 2020
(2021-12-16)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença. Neste estudo, buscou-se investigar ... -
Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
(2014-01-17)Esta dissertação traz um estudo acerca da inclusão de alunos surdos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição que atualmente tem 15 alunos surdos matriculados em diferentes cursos de graduação. Diante ... -
Acompanhamento da prática pedagógica: representações de estagiários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM
(2008-05-02)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta proposições ... -
A ação comunicativa na formação de professores da modalidade educação a distância (EaD)
(2010-05-18)A presente dissertação resulta de uma pesquisa teórico-empírica e tem como propósito, à luz dos pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas identificar, interpretar e compreender a racionalidade que ... -
Ações afirmativas: a igualdade e o acesso pleno à educação superior dos grupos sociais historicamente excluídos
(2014-05-19)A presente pesquisa objetiva analisar, a partir de um estudo interdisciplinar, que correlaciona Direito, Educação, Sociologia, e outras áreas afins, o ingresso na Universidade Federal de Santa Maria através do Programa de ... -
Ações e impactos da formação continuada do PNAIC no município de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso
(2016-07-15)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal é “Analisar as ações ... -
Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil
(2002-03)Este trabalho descreve e analisa um processo colaborativo e reflexivo de formação de professores para a educação infantil no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ao longo de dois anos, em uma dinâmica ... -
Afetos de um mundo secreto: fabulações de uma formação docente
(2015-08-11)Esta dissertação experimentou da fabulação para pensar os encontros de uma formação docente. Encontros esses produzidos pelos afetos (SPINOZA, 2013) disparados pela animação Coraline e o Mundo Secreto (2009). Encontros ... -
Alfabetização visual: uma perspectiva para auto(trans)formação permanente com professores
(2015-07-22)Essa dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), decorre da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tem como ... -
Alunos com altas habilidades/superdotação e o fenômeno bullying
(2012-03-27)Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), muitas vezes não são identificados e desta forma, não são reconhecidos, tão pouco seus potenciais valorizados nos ambientes escolar e familiar. Isso ocorre em função ... -
Ambiência [trans] formativa na educação superior: processos de resiliência no início da carreira docente
(2014-03-20)A presente dissertação tem como temática central os anos iniciais da docência na Educação Superior no âmbito da formação de professores, ou seja, os protagonistas da investigação são professores principiantes na docência ... -
A ambiência pedagógica digital: aprendizagem da docência e coreografias didáticas digitais na educação básica
(2016-03-04)Esta dissertação insere-se na LP1 - linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo geral compreender ... -
Ampliação do tempo escolar: os desafios e as possibilidades no ensino fundamental da rede pública do município de Araguatins - Tocantins
(2015-08-31)Este trabalho apresenta um estudo sobre a Educação em tempo integral por meio de uma reflexão do Programa Mais Educação (PMEd). Teve como objetivo analisar os impactos da política de ampliação do tempo escolar nas escolas ... -
As analogias no ensino de conteúdos conceituais de física
(2006-09-01)A presente investigação relata um estudo das contribuições e limitações do uso de Atividades Didáticas baseadas em Analogias para o ensino de conteúdos conceituais de Física no Ensino Médio. Considerou-se a preocupação em ... -
Análise da integração de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino médio
(2018-07-04)No contexto socio-histórico contemporâneo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em rede estão consolidadas como recursos para viabilizar comunicação, interação, acesso a informação e construção coletiva e ...