Navegação por assunto "Educação especial"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 248
-
A história de vida de J.: a aquisição da língua de sinais em período tardio
(2017-12-05)Este artigo de Conclusão de Curso apresenta a história de vida de J., um menino surdo que conheceu a Língua de Sinais somente aos oito anos, e que, até então, não possuía diagnóstico no que tange à surdez. Neste contexto, ... -
O advento da escrita em alunos com autismo: um olhar sobre as práticas escolares
(2019-08-20)Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar que práticas escolares são desenvolvidas pelos professores, visando o advento da escrita por alunos com autismo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, ... -
Formação de professores para escola inclusiva
(2010-12-13)Este trabalho centra-se na temática da formação de professores para uma orientação inclusiva em educação e na preparação destes para acolher crianças com necessidades educacionais especiais nas classes comuns de escolas ... -
As (im)possibilidades do ensino colaborativo nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN e tem como objetivo analisar como os professores dos anos finais do Ensino Fundamental ... -
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
(2010)O presente artigo tem como objeto de estudo a psicomotricidade, a partir da qual objetivou-se discutir a importância do desenvolvimento psicomotor na estruturação da aprendizagem escolar num contexto educacional inclusivo. ... -
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
(2010)A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido ... -
A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio
(2010-09-06)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A temática central foi a avaliação da aprendizagem de alunos com déficit intelectual ... -
O aluno adulto com altas habilidades/superdotação e suas reflexões acerca da construção da sua identidade
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante de um Trabalho de conclusão do curso de Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dentro das Altas Habilidades/Superdotação ... -
Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva: narrativas de professoras
(2017-12-14)Esta pesquisa surge de inquietações acerca das políticas da educação especial que vem desafiando o contexto escolar. Em especial, na nossa investigação, tratamos sobre as concepções e práticas pedagógicas que estão sendo ... -
Saberes da educação especial nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana
(2010)O trabalho não apresenta resumo. -
Alternativas metodológicas para o aluno com déficit cognitivo
(2005)Nesta disciplina, temos como objetivo proporcionar ao estudante a possibilidade de identificar e selecionar alternativas metodológicas de ensino para alunos com déficit cognitivo. Assim, na primeira unidade, nos deteremos ... -
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
(2010-12-14)O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses ... -
Difusão do arquivo fotográfico da UFSM: uma possibilidade por meio da audiodescrição
(2016-07-06)Este estudo apresenta uma proposta de difusão para o Arquivo Fotográfico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Por meio da audiodescrição, procurou-se mostrar a importância de tornar os documentos de arquivo ... -
Modos outros de pensar a infância: um convite ao pensamento a partir da educação especial
(2019-07-29)Os modos de pensar e produzir a infância na escola foram o tema que motivou a escrita desta pesquisa de dissertação, que buscou problematizar os efeitos da articulação das práticas da Educação Especial com a Educação ... -
As mídias como recurso educacional na educação especial: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Biasi, Capão do Cipó, RS
(2012)O referido artigo apresenta os resultados do estudo de caso realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Biasi, no município de Capão do Cipó, RS, tendo como público alvo quatro educadoras com formação em ... -
A aprendizagem do estudante com deficiência intelectual na educação superior: obstáculos e possibilidades
(2018-08-10)Esta Tese de Doutorado em Educação está alicerçada nos estudos de Lev Semionovitch Vigotski, especialmente, sobre a defectologia e os conceitos de compensação, coletividade, mediação e zona de desenvolvimento proximal/im ... -
Libras: experiências vividas por acadêmicos ouvintes do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2017-12-14)A disciplina de Libras está presente nos cursos de ensino superior, imprescindivelmente nos de formação de professores. Desta forma, o objetivo deste trabalho é tomar conhecimento a respeito de como se dá o processo de ... -
O coelho floriano e o lobo: produção de um artefato cultural
(2017-12-05)A proposta do trabalho O Coelho Floriano e o Lobo: Produção de um Artefato Cultural é promover o acesso ao artefato cultural O Coelho Floriano e o Lobo; Refletir sobre o acesso das comunidades surdas a um artefato cultural ... -
Ensino da língua portuguesa para surdos
(2005)A disciplina Ensino da Língua Portuguesa para Surdos (a letra inicial "S" aparece em letra maiúscula por questão cultural, política e identidade da comunidade Surda) tem como objetivo proporcionar a compreensão da significação, ... -
Artes visuais e a Educação Especial
(2018)Nesta disciplina, o objetivo é promover interlocuções de experiências no campo das artes visuais que ampliem possibilidades para pensar a educação especial na interface com múltiplas visualidades, com historiografias ...