O advento da escrita em alunos com autismo: um olhar sobre as práticas escolares
Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar que práticas escolares são desenvolvidas pelos professores, visando o advento da escrita por alunos com autismo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo procedimento técnico foi a pesquisa documental. Assim analisou-se os planos de atendimento educacional especializado, pareceres e portfólios de alunos com autismo.O referencial teórico dialoga com autores como Maleval (2017), Laznik (2013), Libâneo (2005), Lacan (1985), entre outros que possibilitaram essa reflexão.Para a coleta de dados foi realizado um mapeamento nas escolas municipais e estaduais de Santa Maria a fim de verificar quais delas possuíam alunos com autismo matriculados. Após este processo foram selecionadas três escolas onde analisou-se os documentos de quatro alunos, três nos anos iniciais do ensino fundamental e um que frequenta os anos finais do ensino fundamental. Foram considerados, no corpus da análise, aspectos que precedem o advento da escrita, como a linguagem, a imagem corporal em uma articulação com o desenho, a escrita alfabética, e por fim, as práticas escolares Ao findar concluiu-se que as práticas escolares desenvolvidas pelas professoras para o advento da escrita, partiram do interesse dos alunos por determinadas áreas e/ou objetos. Entretanto, não foi possível, através dos documentos analisados, acompanhar o desenvolvimento da escrita, desses alunos uma vez que, em sua maioria, encontram-se nos dois últimos níveis da aquisição da escrita, ou seja, os níveis silábico-alfabético e alfabético.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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