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dc.contributor.advisorAlves, Marcia Doralina
dc.creatorAlmeida, Daniela Durigon
dc.date.accessioned2020-01-15T13:30:41Z
dc.date.available2020-01-15T13:30:41Z
dc.date.issued2019-08-20
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19374
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis research had as main objective to investigate what school practices are developed by teachers aiming the advent of writing by students with autism. This is a qualitative approach research, whose technical procedure was documentary research. Thus, the plans of specialized educational care, opinions and portfolios of students with autism were analyzed. The theoretical framework dialogues with authors such as Maleval (2017), Lacan (1985), Laznik (2013), Libiliar (2005), among others that enabled this reflection. For data collection, a mapping was carried out at Santa Maria municipal and state schools, in order to verify which of them had students with autism enrolled. After this process, three schools were selected where the documents of four students were analyzed, three of them in the early years of elementary school and one attending the final years of elementary school. In the corpus of the analysis were considered, aspects that precede the advent of writing, such as language, body image in articulation with drawing, alphabetic writing, and finally, school practices. At the end it was concluded that school practices developed by the teachers for the advent of writing, started from the students' interest in certain areas and / or objects. However, it was not possible, through the analyzed documents, to follow the writing development of these students, since most of them are in the last two levels of writing acquisition, that is, the syllabic-alphabetic and alphabetic levels. Thus, it is suggested that longitudinal researches be developed to accompany the process of writing acquisition in children with autism.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectPráticas escolarespor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectSchool practiceseng
dc.titleO advento da escrita em alunos com autismo: um olhar sobre as práticas escolarespor
dc.title.alternativeThe advent of writing in students with autism: a look at school practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo principal identificar que práticas escolares são desenvolvidas pelos professores, visando o advento da escrita por alunos com autismo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo procedimento técnico foi a pesquisa documental. Assim analisou-se os planos de atendimento educacional especializado, pareceres e portfólios de alunos com autismo.O referencial teórico dialoga com autores como Maleval (2017), Laznik (2013), Libâneo (2005), Lacan (1985), entre outros que possibilitaram essa reflexão.Para a coleta de dados foi realizado um mapeamento nas escolas municipais e estaduais de Santa Maria a fim de verificar quais delas possuíam alunos com autismo matriculados. Após este processo foram selecionadas três escolas onde analisou-se os documentos de quatro alunos, três nos anos iniciais do ensino fundamental e um que frequenta os anos finais do ensino fundamental. Foram considerados, no corpus da análise, aspectos que precedem o advento da escrita, como a linguagem, a imagem corporal em uma articulação com o desenho, a escrita alfabética, e por fim, as práticas escolares Ao findar concluiu-se que as práticas escolares desenvolvidas pelas professoras para o advento da escrita, partiram do interesse dos alunos por determinadas áreas e/ou objetos. Entretanto, não foi possível, através dos documentos analisados, acompanhar o desenvolvimento da escrita, desses alunos uma vez que, em sua maioria, encontram-se nos dois últimos níveis da aquisição da escrita, ou seja, os níveis silábico-alfabético e alfabético.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [292]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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