• AÇÕES DE CATEGORIAS, SISTEMAS E EQUIVAL^ENCIA ENTRE AS CATEGORIAS DE SISTEMAS E SEMIGRUPOS INVERSOS 

      Bilhan, Katielle de Moraes (2011-04-08)
      Mark V. Lawson, no livro "Inverse Semigroups: The Theory of partial symmetries", fornece um estudo bastante relevante das caracteristicas dos semigrupos inversos sendo alguns destes, baseados no famoso Teorema da representação ...
    • Teoria dos números e criptografia RSA: uma proposta de ensino para alunos de matemática olímpica 

      Machado, Anderson Pinheiro (2018-08-24)
      Este trabalho traz uma proposta de ensino de Criptografia RSA para uma turma de alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, voluntários em um Clube de Matemática do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). Grande parte ...
    • ENVOLVENTES PARA AÇÕES PARCIAIS DE GRUPOS E DE ÁLGEBRAS DE HOPF 

      Nascimento, Márcio José Orofino do (2012-02-01)
      Baseados nos artigos Associativity of crossed produts by partial actions, enveloping actions and partial representations" de M. Dokuchaev e R. Exel ([7]) e Enveloping Actions for Partial Hopf Actions" de M.M.S. Alves e E. ...
    • SOLUÇÕES NÃO CLÁSSICAS PARA PROBLEMAS DA OBMEP 

      Pinheiro, Tárcius Alievi (2013-04-15)
      Desde 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está presente em muitas escolas envolvendo alunos e professores. Isso ocorre porque a competição apresenta problemas diferenciados quando ...
    • Teoremas de Maschke 

      Santos, Ricardo Leite dos (2013-05-09)
      Na teoria de representações de grupos, ter uma representação de um grupo G é equivalente a ter um kG-módulo. Desde que kG-módulos que são somas de kG-módulos irredutíveis formam uma classe bastante importante na teoria ...
    • MATEMÁTICA INCLUSIVA ENSINANDO MATRIZES A DEFICIENTES VISUAIS 

      Silva, Tiago Stefanelo e (2015-08-07)
      Nos últimos anos a inclusão de portadores de deficiência vem sendo amplamente discutida, porém, ainda são poucas as alternativas para um processo que seja realmente inclusivo pois ainda esbarramos em muitas dificuldades ...
    • A ARITMÉTICA DO JOGO DO NIM NO ENSINO FUNDAMENTAL 

      Welter, Jocemar Rodrigo (2016-08-26)
      Com intuito de reavivar o interesse pela Matemática num grupo formado por alunos do Ensino Fundamental é que este trabalho foi concebido. Desejávamos ensinar os fundamentos de aritmética com o objetivo claro de revisar as ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.