Navegação por orientadores "Ramos, Nara Vieira"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
Juventude feminina e a divisão sexual do trabalho no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFFAR – Campus São Borja
(2018-10-01)Esta Dissertação de Mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) trata da juventude feminina e da educação profissional integrada ao ensino médio e ... -
O significado do curso do Pronatec e a inserção no mercado de trabalho do jovem egresso do programa
(2015-09-08)Este trabalho situa-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Ao enfocar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino ... -
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: narrativas de experiência acerca do processo formativo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS.
(2022-10-07)A presente tese versa sobre o programa de formação continuada de professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) desenvolvido nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio da área de abrangência da Universidade ... -
A escolarização para adolescentes em conflito com a lei: um olhar sobre suas expectativas e seu entendimento sobre a educação
(2011-12)O objetivo deste trabalho é refletir as expectativas das adolescentes privadas de liberdade em relação à escola e seus posicionamentos e entendimento sobre a educação. Trata-se de adolescentes em conflito com a lei ... -
Rede de atendimento na interface das políticas sociais básicas para as famílias na Vila Sul em Caçapava do Sul, RS
(2019-01-31)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A questão de pesquisa foi: “de que maneira as famílias ... -
Arte educação na formação de adolescentes em conflito com a lei
(2011)Este artigo é o resultado da pesquisa, que tem como problema, como a arte educação com seu papel pedagógico propicia aos adolescentes em conflito com a lei vislumbrar de maneira mais consciente, a si mesmos e o meio que ... -
Os processos educativos em espaços não formais de educação na feira de economia solidária de Santa Maria/RS
(2022-09-30)O presente trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas ... -
Da casa pra horta, da horta pra rua: processos educativos em práticas sociais em um território de remoção
(2021-03-26)Não foi possível inserir o resumo. -
Orientações socioeducativas na liberdade assistida: espaços em que projetos de vida acontecem?!
(2022-02-18)Este trabalho foi desenvolvido no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e ... -
Sentidos da escola para jovens estudantes de ensino médio diante de práticas pedagógicas diferenciadas: um estudo de caso
(2015-08-14)A presente investigação está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema: como as práticas ... -
A (in)justiça social em uma escola pública de ensino médio em Santa Maria/RS: o que os/as jovens dizem?
(2023-06-23)A presente tese está vinculada à linha de pesquisa políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema ... -
A justiça social e a comunidade escolar da EMEF Beija Flor na cidade de Toropi/RS
(2023-07-07)A tese foi desenvolvida no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces - ... -
O ensino médio politécnico noturno e os jovens estudantes de uma escola da região oeste de Santa Maria/RS: um estudo de caso
(2016-08-30)Esta pesquisa situa-se no Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, apresentou o seguinte problema: Quais as vivências sobre o Ensino ... -
As implicações do Programa de Ações Afirmativas nos pensares e fazeres dos pré-vestibulares populares Alternativa e Práxis
(2010-03-12)A problemática da pesquisa consiste nas implicações da implantação do Programa de Ações Afirmativas da UFSM nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP s) do Pré- Vestibulare Popular (PVP s) Alternativa e do Práxis Coletivo de ... -
“Se eu aprender, não vou ser um carro atolado no lugar”: trajetórias escolares de jovens no percurso para a EJA
(2021-12-10)Este trabalho foi desenvolvido no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa: políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas ... -
Significados atribuídos pelos jovens estudantes ao ensino médio integrado à educação profissional: um estudo de caso
(2015-09-04)Esta Pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como problema a seguinte questão: Quais os significados que ...