• Bebê na escola: contexto de cuidar e educar 

      Batistela, Juliana (2015-02-20)
      A presente pesquisa trata das mudanças ocorridas no campo da educação infantil e a importância do vínculo entre o cuidar e educar. Desde a vida intrauterina o feto recebe vibrações positivas e negativas do ambiente que o ...
    • A impôrtancia da rotina escolar na educação infantil 

      Carvalho, Viviani Fátima (2015-02-21)
      Esta pesquisa apresenta como tema central a importância da rotina escolar na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma Escola de Educação Infantil no Município de Serafina Corrêa, RS. É possível dizer ...
    • A importância da educação física para a alfabetização das crianças de 1º e 2º anos do ensino fundamental do município de Serafina Corrêa 

      Cervieri, Sandra Mara (2015-02-21)
      Este estudo procurou mostrar a percepção dos professores de currículo das turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Serafina Corrêa–RS a respeito de questões importantes relacionadas a Educação ...
    • A educação física e o controle da agressividade 

      Dalvite, Aline Thais Oro (2015-02-20)
      A escola é um espaço onde as crianças devem se sentir bem e suas ações comportamentais são mais perceptíveis. Entre os menores os sentimentos são demonstrados através de suas atitudes, por isso a criança não sabe se expressar ...
    • A percepção da imagem corporal e o estado nutricional em crianças do ensino fundamental 

      Fior, Greici (2015-02-21)
      Este trabalho configurou-se como um estudo de caso de caráter descritivo que teve como objetivos verificar o estado nutricional e a percepção da imagem corporal de 23 alunos de 7 á 9 anos de idade, de ambos os sexos ...
    • O ritmo e sua importância na educação física infantil 

      Fior, Milene (2015-02-21)
      O som e o movimento corporal acompanham o homem desde sua concepção. O sentido de ritmo é muito mais amplo do que apenas o sentido musical, inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente e da ...
    • Equilíbrio dinâmico: perspectiva e realidade em alunos de educação infantil 

      Gasparetto, Odirlei (2015-02-20)
      A infância é o período em que a criança desenvolve-se em todas as dimensões. E um fator primordial para este desenvolvimento é o equilíbrio dinâmico, através das informações processadas pelo Sistema Nervoso Central (SNC). ...
    • A psicomotricidade para os alunos da educação infantil 

      Scrimini, Elisiane Bortoluzzi (2015-02-28)
      Hoje em dia a influência do desenvolvimento na educação infantil é de fundamental importância na formação do cidadão consciente na sociedade em que vive, e o desenvolvimento da psicomotricidade está entre uma das atividades ...
    • As cantigas na educação infantil 

      Somacal, Simone Aguirre Timbola (2015-02-20)
      This work was developed from a qualitative exploratory research aiming to present the different songs used in kindergarten, their goals, objectives and importance on the school day. The methodology used was arrested classroom ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.