A percepção da imagem corporal e o estado nutricional em crianças do ensino fundamental
Resumo
Este trabalho configurou-se como um estudo de caso de caráter descritivo que teve como objetivos verificar o estado nutricional e a percepção da imagem corporal de 23 alunos de 7 á 9 anos de idade, de ambos os sexos pertencentes a uma escola pública do município de Passo Fundo-RS Os escolares, foram submetidos a avaliação do Índice de Massa Corporal com critérios de referência de Conde e Monteiro(2006) para análise de seu estado nutricional e para a avaliar a satisfação corporal, utilizou-se da Escala de Silhuetas proposta por Tiggemann e Wilson-Barret (1998). A partir das avaliações encontrou-se um IMC médio para os 11 meninos de 16,5kg/m2 e para as 12 meninas 18,2 kg/m2 com classificação normal e excesso de peso respectivamente. Ao observar os escores absolutos percebe-se que os participantes do sexo masculino classificaram-se individualmente em um menino com baixo peso corporal; oito com peso normal e dois com excesso de peso. Já as meninas sete enquadraram-se com peso corporal normal; três com excesso de peso e duas com grau de obesidade. Quanto a análise da Escala de Silhuetas Corporais foram encontrados quatro meninos insatisfeitos pelo baixo peso corporal; cinco insatisfeitos pelo excesso de peso e dois satisfeitos com sua imagem corporal. Para as meninas duas estão insatisfeitas pelo baixo peso; nove pelo excesso de peso e apenas uma encontra-se satisfeita com sua imagem corporal. Concluindo o estudo, percebe-se que em geral os alunos avaliados encontram-se com o peso corporal adequado para a idade, porém a maioria dos meninos e meninas estão insatisfeitos com sua imagem corporal pois gostariam de ter uma imagem corporal menor do que realmente possuem.
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