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dc.contributor.advisorCosta, Fátima Terezinha Lopes da
dc.creatorMota, Leila Lacerda
dc.date.accessioned2015-09-02T11:22:24Z
dc.date.available2015-09-02T11:22:24Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1002
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article focuses on the daily life of monographic an inclusive practice in the education of students with deafness in regular education common school. For both, used to collect data through analysis of legal documentation, the direct observation and semistructured interviews held with teachers, student and your legal guardian in a escola estadual de Januária-MG that works under the regime of inclusion. The data indicate problems that occur in the educational space, some identified by interviewees as lack of training of teachers and communication difficulties. Aims to contribute to the reflection about inclusive practices involving students with deafness, looking for presenting some elements that emerge in the pedagogical work of Professor and seeking an efficient and effective educational attitude that come to encounter this reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdequação curricularpor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEnsino regularpor
dc.titleAdequações curriculares para a escolarização de alunos com surdez em escola comum do ensino regular - um estudo de casopor
dc.title.alternativeCurricular adaptations for the education of students with deafness in regular education common school – a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Januária, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo monográfico focaliza o cotidiano de uma prática inclusiva na escolarização de alunos com surdez na escola comum do ensino regular. Para tanto, utilizou-se a coleta de dados através de análise de documentação legal, a observação direta e entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores, aluno e seu responsável legal, em uma escola estadual de Januária - MG que funciona sob o regime de inclusão. Os dados indicam problemas que ocorrem no espaço escolar, alguns identificados pelos entrevistados como falta de capacitação dos professores e dificuldades de comunicação. Pretende-se contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo alunos com surdez, procurando apresentar alguns elementos que emergem no trabalho pedagógico do professor e buscando uma atitude educacional eficiente e eficaz que venha ao encontro dessa realidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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