dc.contributor.advisor | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.creator | Santin, Adineia Rossetto | |
dc.date.accessioned | 2015-09-02T14:43:01Z | |
dc.date.available | 2015-09-02T14:43:01Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1007 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The present work refers to the inclusion of students with intellectual disabilities in common schools. The objective of this we sought to investigate the challenge facing managers of inclusive education. The research was conducted in three schools in the city of Constantine-RS, one-APAE Special School, a state school and a high school School District elementary schools, interviewing teachers and managers who work or worked in the classroom, which have the same diagnosis Neurological Intellectual Disabilities. From this fact evident in the city of Constantine, looking through the interviews articulate two main categories, namely: Design and Strategies of Inclusion / work undertaken with the prospect of inclusão.O search result elect some difficulties that educators face in daily school and identify a number of actions that can facilitate this process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Ensino de qualidade | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | O desafio dos gestores educacionais frente à educação inclusiva | por |
dc.title.alternative | The challenge ahead of educational managers to inclusive education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se à inclusão de alunos com deficiência intelectual nas escolas comum. O objetivo deste buscou-se investigar o desafio dos gestores frente a educação inclusiva. A pesquisa realizou-se em três escolas do Município de Constantina-RS, sendo uma Escola Especial-APAE, uma Escola Estadual de Ensino Médio e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, entrevistando Gestores e Professores que atuam ou atuaram em sala de aula com alunos, cujo os mesmos possuem diagnóstico Neurológico Deficiência Intelectual. A partir desta realidade evidenciada no município de Constantina, procuramos através das entrevistas articular duas grandes categorias, quais sejam: Concepção de Inclusão e Estratégias/trabalhos realizados com a perspectiva de inclusão.O resultado da pesquisa elegem algumas dificuldades que os educadores enfrentam no cotidiano escolar e apontam um conjunto de ações que podem favorecer este processo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |