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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorFiuza, Adriane dos Santos
dc.date.accessioned2015-09-04T12:18:27Z
dc.date.available2015-09-04T12:18:27Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1011
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis paper proposes an approach of gender issues in a public school, the municipality of Araricá / RS, linking the actions of school management in such situations. For this research we developed a qualitative, case study, involving ten students of the EJA. The methodological approach was through an interview with the focus group technique with a group of 8th Grade EJA, night. The problem is related to the lack of effective mechanisms created through democratic management in a school environment seeking combat discrimination suffered by women in society. As a general objective aims to understand how the School Management has been working with the issue of gender in the EJA. The specific objectives intended to rescue the history of EJA in Brazil, the schooling of women in the country and its role in building society, demonstrating through these, their achievements and setbacks. It also seeks to instill awareness of rights and the denaturalization of female inferiority. The reflections from the construction and the results showed that managers are limited to program actions alluding to International Women's Day; these actions are incorporated into the culture of the school, but not covered in the Political Pedagogical Project School. The students understand that discussing gender in adult education can be an incentive for them to reconcile work, study and family. To reverse this situation the school management should consider their actions with these discussions as a tool in building citizenship of women involved in this process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleGênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolarpor
dc.title.alternativeGender in youth and adult education, a challenge to school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma abordagem das questões de gênero em uma escola municipal, do município de Araricá/RS, relacionando as ações da gestão escolar diante dessas situações. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolvendo dez alunas da EJA. O procedimento metodológico se deu através de uma entrevista com a técnica de grupo focal com uma turma de 8ª Série da EJA, noturno. O problema está relacionado à falta de mecanismos eficazes criados através de uma gestão democrática em um ambiente escolar buscando combater a discriminação sofrida pelas mulheres na sociedade. Como objetivo geral pretende compreender como a Gestão Escolar vem trabalhando com a questão de gênero na EJA. Como objetivos específicos pretende-se resgatar a história da EJA no Brasil, da escolarização da mulher no país e o seu papel na construção da sociedade, demonstrando através desses, suas conquistas e retrocessos. Também busca instigar a tomada de consciência de direitos e a desnaturalização da inferioridade feminina. As reflexões, a partir da construção dos resultados demonstraram que os gestores se limitam a programar as ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Essas ações estão incorporadas à cultura da escola, mas não contempladas no seu Projeto Político Pedagógico. As alunas entendem que discutir gênero na EJA possa ser um incentivo para que elas conciliem estudo, trabalho e família. Para reverter esse quadro, a gestão escolar deveria analisar as suas ações tendo essas discussões como uma ferramenta na construção da cidadania das mulheres envolvidas neste processo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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