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dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorSouza, Mariana Binato de
dc.date.accessioned2015-09-08T14:22:52Z
dc.date.available2015-09-08T14:22:52Z
dc.date.issued2013-12-16
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1016
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis project monograph about Textile Surface Design attempts to include aspects of northeastern Brazilian culture: the textile handicraft and the tissue of calico. Those elements, allied to the appreciation of the national style profile, can constitute factors of resizing of the culture in the fashioning field of print making, object of this research. This way, it is searched a reconnaissance of the Brazilians of those cultural references explored in the view of Design Surface. For this, the collection and rescue of relevant expressions to the northeastern region are proposed in the research as a way of avoiding the stereotypes and generate a differentiated meaning, in view of the cultural appreciation as the main element to the development of stamping in that context. This search resulted in the creation of two lines of print with reference to chintz fabrics and crafts crochet, Maria Chita and Maria Bonita respectively.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesign de superfíciepor
dc.subjectChitapor
dc.subjectArtesanato têxtilpor
dc.subjectVestuário femininopor
dc.titleA chita e o artesanato têxtil como referência para estampas no vestuário femininopor
dc.title.alternativeChita and textile handicraft prints by reference to the female clothingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDesign para Estampariapor
dc.description.resumoEste projeto de monografia, no âmbito do Design de Superfície Têxtil, busca englobar aspectos da cultura nordestina brasileira sendo estes o artesanato têxtil e o tecido de chita. Tais elementos, aliados à valorização estética do perfil nacional, podem constituir fatores de redimensionamento da cultura dentro do campo da Moda e da construção de estampas, objeto deste estudo. Desta maneira busca-se um reconhecimento, pelos próprios brasileiros, dessas referências culturais, exploradas na ótica do Design de Superfície. Para tal, o levantamento e resgate de expressões pertinentes à região nordestina, incluindo a agregação de produções manuais em tramados de fios, são propostos na pesquisa como forma de evitar os estereótipos e gerar um significado diferenciado, tendo em vista a valorização cultural como elemento principal para o desenvolvimento de estamparia nesse contexto. Esta pesquisa resultou na criação de duas linhas de estampa com referência nos tecidos de chitão e no artesanato em crochê, Maria Chita e Maria Bonita respectivamente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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  • Design para Estamparia [61]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Design para Estamparia

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