Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantin, Silvino
dc.creatorAthayde, Cibelle Viana
dc.date.accessioned2015-09-17T15:50:45Z
dc.date.available2015-09-17T15:50:45Z
dc.date.issued2005-07-05
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1027
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work is the final result of the Graduation course in Human Movement Science, Movement Pedagogy Sub-area, in the Corporeal line and presents as theme the reflections about the experience in relations from the Maturana reasoning and emotion: an experiment In ASEMA (Apoio Socio - Educativo em Meio Aberto) -Social-Educational Support in an Open Environment. A parallel bibliographical research to the observation of the relations and behavior of the people was carried out, especially the children from the Santa Maria ASEMA Project. It describes in which manner we should act in our relations and with ourselves, from a determined emotion, which from the start overcomes reason in the decision taking. Inside this idea, our desires were evaluated and how we choose one thing or the other. Thus, happens the human experiencing, for if we make a previously established choice by the competitive and individualist society, without hesitation, we will establish an experiencing in denial. The observations from these actions were analyzed, firstly, in modem experiencing daily relations, seen in powerful devices, which manipulate our desires in the construction of a exclusion and social inequality path. It is a cycle of denial that forms, putting out love, which is the fundamental emotion capable of transforming and modifying relations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectMovimento humanopor
dc.subjectCiência do movimento humanopor
dc.subjectRazãopor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectConvívio socialpor
dc.titleRefletindo sobre as relações de convivência a partir da racionalidade e da emocionalidade em Maturana: uma experiência no ASEMA (apoio sócio-educativo em meio aberto)por
dc.title.alternativeThe reflections about the experience in relations from the Maturana reasoning and emotion: an experiment in ASEMA (Apoio Socio - Educativo em Meio Aberto) – Social-Educational Support in an Open Environmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado final do curso de Especialização em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano, Sub-Área Pedagogia do Movimento Humano, na linha de Corporeidade e apresenta como tema A REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA A PARTIR DA RACIONALIDADE E DA EMOCIONALIDADE EM MATURANA: UMA EXPERIÊNCIA NO ASEMA (APOIO SÓCIO- EDUCATIVO EM MEIO ABERTO). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica paralela a observação das relações e comportamentos das pessoas, principalmente, das crianças do projeto ASEMA de Santa Maria. Descreve-se de que forma agimos em nossas relações e com nós mesmos, a partir de uma determinada emoção, que a princípio, se sobrepõe á razão na tomada de decisões. Dentro desta idéia avaliamos nossos desejos e de que maneira optamos por uma coisa ou outra. Assim, se dá a convivência humana, pois se fazemos uma opção previamente estabelecida pela sociedade competitiva e individualista indubitavelmente, iremos estabelecer uma convivência de negação. As observações destas ações foram analisadas, primeiramente, nas relações diárias de convivência moderna, visto em instrumentos poderosos que manipulam nossos desejos na construção de um caminho de exclusão e desigualdade social. É um ciclo de negação que se forma, colocando de fora o amor que é a emoção fundamental capaz de transformar e modificar as relações.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples