Estudo sobre a saúde de crianças usuárias de um serviço de saúde mental infantil: a história de Chapeuzinho Amarelo
Fecha
2012-03-14Metadatos
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Chapeuzinho Amarelo, personagem do livro de mesmo nome de Chico Buarque,
conta a história da menina que, a partir dos seus aparatos físicos e psíquicos,
conseguiu transformar o LO-BO, do qual sentia muito medo, em BO-LO. Neste
sentido, pensa-se que, ao se conhecer a saúde das crianças e estes aparatos ,
pode-se pensar em melhores intervenções para o seu bem-estar. A saúde da
criança, tanto física quanto psíquica, tem sido um tema de relevante importância em
pesquisas no mundo todo, visto que uma criança saudável tem maiores chances de
vir a ser um adulto saudável. O presente trabalho está vinculado a um projeto maior,
que visa aplicar uma intervenção em termos de ambiente terapêutico no CAPS
Infantil de Santa Maria, RS (PROCONVIVE, edital PPSUS/FAPERGS 002/2009 n°
de processo 0900982). Nesse ínterim, foi detectada a necessidade de uma
avaliação de dados de saúde das crianças visto que nem sempre isso pode ser
proporcionado a elas pelo serviço. Esta avaliação teve como objetivo principal
conhecer a situação da saúde das crianças através de dados gerais de saúde, de
avaliação de estresse físico, psicológico, psicológico com componente depressivo
e psicofisiológico, além de dados sobre o funcionamento emocional destas. Para
isso, foi utilizado um questionário de dados gerais, a Escala de Stress Infantil (ESI) e
o Teste das Fábulas. Foram avaliadas 31 crianças usuárias do serviço com idades
entre 4 e 12 anos. Este estudo caracterizou-se por ser transversal e descritivo. Os
dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Os cálculos
foram realizados através de pacote estatístico SPSS 13.0. A amostra foi composta
por 32.2% de meninas (N = 10) e 66.7% de meninos (N = 21) com média de idade
de 9.39 anos. Dentre os achados, destaca-se o fato de 80.6% das crianças estarem
utilizando pelo menos uma medicação sendo a maioria psiquiátrica. Além disso,
sublinha-se o fato de 63.2% das crianças apresentarem sintomas de estresse, sendo
que a maioria se encontra na fase de alerta. Destes, 73.7% apresentou estresse
psicológico com componente depressivo. Chama atenção também o fato de 41.6%
dos meninos apresentarem estresse enquanto que este dado para as meninas é de
85.8%. No que diz respeito ao funcionamento emocional, as crianças apresentaram,
em sua maioria, defesas menos primitivas e o conteúdo das fábulas utilizadas
mostrou-se adaptado. Destaca-se, desta forma, a importância de avaliações de
diagnóstico diferencial e de fatores protetivos pensando em promoção e prevenção
de saúde para estas crianças.