O que jovens em contexto de vulnerabilidade sócio-econômica de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul pensam sobre trabalho e futuro educacional e profissional
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2012-03-30Metadatos
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A transição do ensino médio para a universidade ou mercado de trabalho é
permeada de incertezas. Quando estão presentes obstáculos culturais e
econômicos, que podem ser vividos por jovens provenientes de comunidades de
baixa renda, esta passagem pode ser permeada por dificuldades ainda maiores. Na
tentativa de compreender este fenômeno, realizou-se dois estudos, explorando a
perspectiva de jovens estudantes do ensino médio a respeito do trabalho e de sua
inserção nesse universo. Mais especificamente pretende-se identificar como os
estudantes percebem o mundo do trabalho e como suas percepções e expectativas
se relacionam aos seus projetos de vida futuros profissionais e educacionais. A
pesquisa tem como participantes 200 alunos de ambos os sexos provenientes de
duas escolas públicas situadas em regiões e socioeconômica desfavorecida da
cidade de Santa Maria. O Estudo 1 aborda as concepções dos participantes em
relação ao trabalho. O Estudo 2 investiga a percepção dos jovens sobre suas
possibilidades de inserção no mercado profissional. Os estudantes responderam a
um questionário com questões abertas e fechadas que investigavam percepções
relacionadas à trabalho, futuro profissional e dificuldades esperadas em sua
inserção no mercado de trabalho. Para análise das informações utilizou-a análise de
conteúdo categorial. Ambos os estudos indicam que o trabalho é percebido como
um elemento importante para o futuro desses jovens, sendo principalmente
associado ao sustendo próprio e obtenção da independência da família de origem.
Os jovens indicam que esperam obter uma profissão no qual encontrem realização
pessoal. Contudo, reconhecem que suas limitações financeiras podem trazer
dificuldades para realizar o ingresso na atividade profissional almejada.