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QUANDO O OLHAR É CAPTURADO: O FASCÍNIO DOS ADOLESCENTES PELA FILMOGRAFIA DE HORROR

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CANTARELLI, NATALIA DALLA CORTE.pdf (1.976Mb)
Data
2015-07-03
Autor
Cantarelli, Natalia Dalla Côrte
Primeiro orientador
Quintana, Alberto Manuel
Primeiro membro da banca
Farias, Camila Peixoto
Segundo membro da banca
Froemming, Liliane Seide
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo buscou compreender o grande interesse dos adolescentes pela filmografia de horror na atualidade. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se através de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e utilizou o grupo focal como técnica para análise dos dados. Optou-se por realizar o estudo com alunos de uma escola estadual do interior do estado do Rio Grande do Sul, a qual promove um projeto que objetiva o desenvolvimento de oficinas sobre cinema com os alunos, sendo que, uma das atividades deste grupo havia sido a produção de um filme, um curta de horror (gênero de escolha dos alunos). A fim de selecionar os participantes, informou-se sobre os objetivos do estudo aos adolescentes que faziam parte das oficinas e, na sequência, questionou-se sobre o interesse em integrá-lo. Sendo assim, participaram 16 sujeitos, os quais compuseram três grupos focais. Os grupos foram compostos por 5, 3 e 8 participantes. Com o intuito de determinar o número total de grupos, considerou-se o critério de saturação, que diz que os grupos se esgotam quando não apresentam novidades em termos de conteúdo, pois os depoimentos tornam-se repetitivos. Para a análise dos dados obtidos na pesquisa, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. As categorias, oriundas da análise, serão apresentadas em dois artigos, de forma que ambas convergem para pensar o grande interesse dos adolescentes pelas imagens móveis de horror. O primeiro dos artigos, trabalha esta questão de forma mais ampla, analisando as falas dos sujeitos para compreender as entrelinhas da íntima relação entre adolescência e cinema de horror, apresentando e discutindo os momentos de início e de importância dos encontros com a filmografia, bem como o seu sentido para os participantes. O segundo artigo, centraliza-se na relevância e nas singularidades que compreende, particularmente, a imagem móvel de horror para estes sujeitos. Os resultados apontam para o fato de que o fascínio despertado por essas obras cinematográficas, realmente, ocupa um lugar privilegiado em suas vidas. Estar diante dessas imagens, tal como a experiência do sonho, permite ao sujeito vivenciar um labirinto de espelhos, possibilitando o encontro com o que há de mais verdadeiro, particular e obscuro de si mesmo. Além disso, iniciado, ainda na infância, o encontro com as narrativas fílmicas de horror aparece relacionado à ausência dos pais, a experiências de desamparo vividas em relação ao outro. Pôde-se evidenciar, portanto, que o encontro com a ficção consistia na possibilidade de experenciar ativamente o horror que, na vida real, era vivenciado de forma totalmente passiva, traumática. Não por acaso, a presença fílmica do horror retorna com grande intensidade na adolescência, momento de suas vidas em que, decorrente da irrupção de intensas mudanças pubertárias e de excessos pulsionais, vivenciam a necessidade de relações de alteridade para fazer esta travessia. No entanto, novamente, se vêm desamparados, buscando nas narrativas fílmicas de horror, a possibilidade de uma posição ativa, além da produção de compartilhamento de experiências, de construção de laço simbólico.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10353
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia [93]

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