dc.contributor.advisor | Brondani, Gilberto | |
dc.creator | Abreu, Maria Justina Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2015-09-25T15:09:44Z | |
dc.date.available | 2015-09-25T15:09:44Z | |
dc.date.issued | 2008-01 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1052 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This article inside approaches the notions of the cognitivo déficit of the
scool while structure that formats people and it classifies them as and apt or
inapatas for the leaming. Some authors selected previously that they had given
its contribution to the long one of the to try to desmitificar some dogmaticas
positions in which the scool comes if supporting to remain itself, alleging
incapacity in th treatment whit the pupils whit educative necessities special,
certifyng whit this its proprio failure. In this direction, the present article fulfills
its function, that is, reflects on the organization, of the scool to receiove
called the deficient ones, as well as its pretension de to deplete the subject,
being searched to point some alternatives to revert the phenomenon of the
cognitivo deficit. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Organização da escola | por |
dc.title | Escola x deficiência cognitiva na busca de seus determinantes | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Uruguaiana, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo aborda a noção do déficit cognitivo dentro da escola enquanto estrutura que formata pessoas e as classifica em aptas ou inaptas para a aprendizagem. Alguns autores selecionados previamente e que deram a sua contribuição ao longo do tempo para tentar desmistificar algumas posturas dogmáticas nas quais a escola vem se apoiando para se manter, alegando incapacidade no trato com os alunos com necessidades educativas especiais, atestando com isso o seu próprio fracasso, foram consultados. Nesse sentido, o presente artigo cumpre sua função, isto é, reflete sobre a organização da escola para receber os denominados deficientes, bem como, sua pretensão de esgotar o assunto, buscando apontar algumas alternativas para reverter o fenômeno do déficit cognitivo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |