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dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorAguiar, Marcia Juliana Dias de
dc.date.accessioned2015-09-25T15:49:57Z
dc.date.available2015-09-25T15:49:57Z
dc.date.issued2009-12-19
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1055
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study aims at presenting the Process Improvement and Analysis methodology (PIA) as an effective way to change school processes, which need some kind of betterment, as well as to conceive this methodology within the school environment and discourse. Such a methodology was learned by a group of individuals in a military school between teachers and monitors in order to be valued and used at school. In this context, the methodology was developed through a qualitative and deductive method, in which the PIA and the questionnaires applied to the course students were analyzed. It is worth emphasing that a relation between the Democratic Management and the Quality Management practices were also stressed in the study. The results showed that most of the course students valued and endorsed the methodology use as an adequate way to improve some school processes. To sum up, the discourse adaptation proposed contributed to a better understanding of this PIA methodology, strengthening its better performance within the school context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise e melhoria de processospor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.titleGestão educacional em diferentes contextos escolarespor
dc.title.alternativeEducational management in different school contextseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João Polesine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo apresentar a metodologia de Análise e Melhoria de Processos (AMP) como uma forma eficaz de modificação de processos escolares que necessitam de aprimoramento, bem como adaptar esta metodologia ao discurso e espaço escolar. Tal metodologia foi adquirida por um grupo de indivíduos de uma escola militar, entre eles professores, monitores, para validação e utilização de seus princípios na escola. Neste contexto, a metodologia foi desenvolvida através de um método hipotético dedutivo, em que a AMP e os questionários aplicados aos participantes do curso de AMP foram analisados. Vale a pena ressaltar que uma relação da gestão democrática com as práticas da Gestão de Qualidade também foram enfatizadas no estudo. Os resultados evidenciaram que em sua grande maioria os participantes validaram e aprovaram a utilização da metodologia como método adequado para aprimoramento de processos escolares. Dessa maneira, concluiu-se que a adequação discursiva proposta contribui para um melhor entendimento da metodologia, corroborando com seu melhor desempenho dentro do contexto escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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