dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Aguiar, Marcia Juliana Dias de | |
dc.date.accessioned | 2015-09-25T15:49:57Z | |
dc.date.available | 2015-09-25T15:49:57Z | |
dc.date.issued | 2009-12-19 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1055 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study aims at presenting the Process Improvement and Analysis methodology (PIA) as an effective way to change school processes, which need some kind of betterment, as well as to conceive this methodology within the school environment and discourse. Such a methodology was learned by a group of individuals in a military school between teachers and monitors in order to be valued and used at school. In this context, the methodology was developed through a qualitative and deductive method, in which the PIA and the questionnaires applied to the course students were analyzed. It is worth emphasing that a relation between the Democratic Management and the Quality Management practices were also stressed in the study. The results showed that most of the course students valued and endorsed the methodology use as an adequate way to improve some school processes. To sum up, the discourse adaptation proposed contributed to a better understanding of this PIA methodology, strengthening its better performance within the school context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Análise e melhoria de processos | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestão da qualidade | por |
dc.title | Gestão educacional em diferentes contextos escolares | por |
dc.title.alternative | Educational management in different school contexts | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João Polesine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo apresentar a metodologia de Análise e Melhoria de Processos (AMP) como uma forma eficaz de modificação de processos escolares que necessitam de aprimoramento, bem como adaptar esta metodologia ao discurso e espaço escolar. Tal metodologia foi adquirida por um grupo de indivíduos de uma escola militar, entre eles professores, monitores, para validação e utilização de seus princípios na escola. Neste contexto, a metodologia foi desenvolvida através de um método hipotético dedutivo, em que a AMP e os questionários aplicados aos participantes do curso de AMP foram analisados. Vale a pena ressaltar que uma relação da gestão democrática com as práticas da Gestão de Qualidade também foram enfatizadas no estudo. Os resultados evidenciaram que em sua grande maioria os participantes validaram e aprovaram a utilização da metodologia como método adequado para aprimoramento de processos escolares. Dessa maneira, concluiu-se que a adequação discursiva proposta contribui para um melhor entendimento da metodologia, corroborando com seu melhor desempenho dentro do contexto escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |