Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorAlthaus, Noeli
dc.date.accessioned2015-09-28T13:53:32Z
dc.date.available2015-09-28T13:53:32Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1060
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractIn democratic school management, the evaluation function is to support the teacher with evidence for a continuous reflection on their practice, on the creation of new tools to work and resumption of aspects to be reviewed, adjusted or recognized for the process of individual learning or collective. From such questions, this monographic report aims to analyze the relationship between assessment and school management, pointing to the critical analysis and more consistent with the interaction between assessment and school organization. Nurture a greater reflection of the educator about the true meaning of educational assessment and school management practices associated with their educational and institutional. Thus, literature search was performed with a qualitative approach. It was found that a design dialectic assessment requires a change of attitude by the teacher and the school. The school management in turn, assists in building a theoretical and practical planning to ensure that education is made with the best quality for all, allowing this way, the school fulfills its social function and its political role institutional.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducadorespor
dc.titleAvaliação e gestão escolar: da tradicional aos novos rumospor
dc.title.alternativeEvaluation and management school: from traditional to new directionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNa gestão escolar democrática, a avaliação tem por função subsidiar o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos para o processo de aprendizagem individual ou coletivo. Partindo de tais questões, este relato monográfico tem por objetivo analisar as relações entre avaliação e gestão escolar, apontando para a análise critica e mais coerente com a interação entre avaliação e a organização escolar. Oportuniza uma maior reflexão do educador a respeito do verdadeiro sentido da avaliação educacional e da gestão escolar associada a suas práticas pedagógicas e institucionais. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Constatou-se que numa concepção dialética a avaliação exige uma mudança de postura por parte do professor e da escola. A gestão escolar por sua vez, colabora na construção de um planejamento teórico e prático, a fim de garantir que a educação se faça com a melhor qualidade para todos, possibilitando, desta forma, que a escola cumpra sua função social e seu papel político institucional.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples