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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorAlencar, Francisca Botelho
dc.date.accessioned2015-09-28T14:54:17Z
dc.date.available2015-09-28T14:54:17Z
dc.date.issued2009-12-15
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1063
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work presents a bibliographical research, gone back to the study on the education administration in a democratic vision and participative. Through this study he/she tried to emphasize the vital importance of the popular participation inside in the participation mechanisms of the administration processes, for a significant opening of administrative and pedagogic decentralization, in the sense of the school to become an entrance space and permanence with success, serving to the ends the one that is destined, that it is of the student's integral formation, from the teachings foreseen in the curriculum to the citizen's conscious of their possibilities formation and limitations, making a historical retrospective of the Brazilian education to justify present authoritarian models still in the education. The education, as any other human activity, demands collective efforts for the good development of the actions. In a fast trip for the humanity's history, it is noticed, that as they are going happening transformations economical, social and politics he/she also appears the need to perfect the administrative processes, with the school it is not different, because it is a company without lucrative ends, but it aims at to reach the student's improvement, transforming him/it in citizen.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDemocráticapor
dc.subjectParticipativapor
dc.titleProjeto político pedagógico como instrumento da gestão democrática e participativapor
dc.title.alternativePedagogic political project like instrument of the democratic administration and participativaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica, voltada para o estudo sobre a gestão educacional numa visão democrática e participativa. Por meio deste estudo procurou-se ressaltar a importância vital da participação popular nos mecanismos de participação dentro dos processos de gestão, para uma abertura significativa de descentralização administrativa e pedagógica, no sentido da escola se tornar um espaço de ingresso e permanência com sucesso, servindo aos fins a que se destina, que é da formação integral do aluno, desde o ensinamentos previstos no currículo à formação do cidadão consciente de suas possibilidades e limitações, fazendo uma retrospectiva histórica da educação brasileira para justificar modelos autoritários presentes ainda na educação. A educação, como qualquer outra atividade humana, exige esforços coletivos para o bom desenvolvimento das ações. Em uma rápida viagem pela história da humanidade, percebe-se, que à medida que vão ocorrendo transformações econômicas, sociais e políticas aparece também a necessidade de se aprimorar os processos administrativos, com a escola não é diferente, pois é uma empresa sem fins lucrativos, mas objetiva alcançar o aperfeiçoamento do educando, transformando-o em cidadão.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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