Mostrar registro simples

dc.creatorRoveder, Ângela Balbina Picada
dc.date.accessioned2016-03-07
dc.date.available2016-03-07
dc.date.issued2015-08-11
dc.identifier.citationROVEDER, ângela Balbina Picada. VIRTUAL ROOM OF MULTIFUNCTIONAL RESOURCES TO ENHANCE THE SPECIALIZED CARE EDUCATION. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10654
dc.description.abstractThis study linked to the line of research "Development of network educational technology", from the Professional Master course on Network Educational Technology, aims to contribute to the provision of Specialized Educational Service (SES). To do so, it was sought to develop a Digital Educational Material (DEM) to enhance SES; specifically the objectives were: 1) expand the SES, implementing a DEM in order to be used presentially and at a distance; 2) adapt the pedagogical model DEM, making it accessible to the target audience of the Special Education Student (SPES) and 3) validate the possibilities of motivation, autonomy and learning of DEM with SPES, under the assessment of SES teachers. On the basis of theories, it can include four axes: first, contemplating the special education; the second, with studies of digital educational materials, Learning objects; the third on Teaching Design (TD) in the construction of DEM and the fourth axis referring to the accessibility of digital educational materials. By applying a qualitative research, the focus was on teachers who work in Multifunctional Resource Rooms, performing the SES of state public schools in the city of Santa Maria, RS state. Data collected went through content analysis (Bardin, 2011), using three categories: motivation for the use of DEM, the autonomy in the use of DEM and potential for learning. The results of the analyzed categories allow evidence that the motivation to use DEM is present due to the context of illustrations, content and accessibility; as the autonomy, the results indicate that the non-linear path and affordable navigation possibilities are important characteristics for the development of a DEM, and finally, the potential for learning is present from the developed educational activities in accordance with the practices the SES and the possibilities of using DEM presentially and at distance. Thus, the study achieved its goals, understanding that the virtual room of multifunction resources gives SES greater potential.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSala de recursos multifuncionais (SRM)por
dc.subjectAtendimento educacional especializado (AEE)por
dc.subjectMaterial educacional digital (MED)por
dc.subjectEducação especial e inclusivapor
dc.subjectMultifunctional resource room (MRR)eng
dc.subjectSpecialized educational service (SES)eng
dc.subjectDigital educational material (DEM)eng
dc.subjectSpecial and inclusive educationeng
dc.titleSala virtual de recursos multifuncionais para potencializar o atendimento educacional especializadopor
dc.title.alternativeVirtual room of multifunctional resources to enhance the specialized care educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de tecnologias educacionais em rede , do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, pretendeu contribuir com a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto, buscou desenvolver um Material Educacional Digital (MED) para potencializar o AEE; especificamente os objetivos foram: 1) ampliar o AEE, implementando um MED de forma a ser utilizado presencial e a distância; 2) adaptar o Modelo Pedagógico MED, tornando-o acessível ao Estudante Público-alvo da Educação Especial (EPAEE) e 3) validar as possibilidades de motivação, autonomia e aprendizagem do MED com os EPAEE, sob a avaliação dos professores do AEE. Nas teorias de base, referenciam-se quatro eixos: o primeiro, contemplando a Educação Especial; o segundo, apresentando estudos sobre Materiais Educacionais Digitais, objetos de Aprendizagem; o terceiro, sobre Design Pedagógico (DP) na construção dos MED e o quarto eixo referindo-se à acessibilidade em Materiais Educacionais Digitais. Com uma pesquisa qualitativa, aplicada, o foco recaiu sobre professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, realizando o AEE de Escolas Públicas Estaduais, na cidade de Santa Maria, RS. Os dados coletados passaram pela análise de conteúdo (Bardin, 2011), por meio de três categorias: motivação para o uso do MED, autonomia no uso do MED e potencial para a aprendizagem. Os resultados das categorias analisadas permitem evidenciar que a motivação para uso do MED está presente devido à contextualização das ilustrações, conteúdos e acessibilidade; quanto à autonomia, os resultados apontam que o percurso não linear e as possibilidades de navegação acessíveis são características importantes para o desenvolvimento de um MED e, por fim, o potencial para aprendizagem se faz presente a partir das atividades pedagógicas elaboradas de acordo com as práticas do AEE e das possibilidades de uso do MED presencial e a distância. Assim, o estudo realizado contemplou os objetivos, entendendo que a Sala virtual de Recursos Multifuncionais potencializa o AEE.por
dc.contributor.advisor1Siluk, Ana Cláudia Pavão
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793por
dc.contributor.referee1Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.contributor.referee2Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9097507951023038por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples