Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
Submissões recentes
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Tecnologias digitais na educação: formação e prática docente
(2024-03-21)O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, aborda as contribuições das capacitações em ... -
Um jogo híbrido como estratégia de leitura para a obra clássica Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
(2023-12-20)Este estudo integra a linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria, do Mestrado Profissional. O ... -
Otimização de atividades com uso de tecnologias educacionais em rede, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Polo IFFAR
(2023-10-04)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria, parte da motivação de ... -
As práticas pedagógicas de ensino e a formação dos professores em tecnologias digitais de informação e comunicação em escolas do campo: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Jóia/RS
(2023-12-18)Este trabalho apresenta um estudo de caso envolvendo as práticas pedagógicas e a metodologiade ensino, além do processo formativo em Tecnologias Digitais de Comunicação e Informaçãodos professores de uma escola pública ... -
Uma unidade instrucional baseada em jogos para o ensino de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental
(2023-12-11)Nos últimos anos, a educação passou por grandes mudanças devido à crise pandêmica causada pelo vírus da Covid-19, no qual, fez com que todas as atividades que aconteciam de forma presencial passassem a funcionar remotamente. ... -
Avaliação escolar e gamificação: estratégia para diminuir a ansiedade de teste
(2023-11-27)A ansiedade de teste é um tipo de ansiedade multifocal de desempenho individual caracterizada por reações psicológicas, fisiológicas e comportamentais diante das avaliações escolares. Estudos deste constructo buscam ... -
Realidade aumentada para o ensino de botânica: um enfoque em famílias características do bioma Pampa
(2023-11-29)O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, elaborou e avaliou um material didático que ... -
Conselho Tutelar Digital
(2023-05-31)A dissertação evidenciou a relevância das TICs nos conselhos tutelares, especialmente considerando a subutilização dessas ferramentas em locais como Marabá, Pará. O foco central foi a proposição e desenvolvimento de um ... -
Unidade de estudo para apoiar o ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação no ensino médio por meio do App Inventor
(2023-08-18)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de um documento norteador, determina diretrizes que prevêem a inserção de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As competências relacionadas ... -
Utilização dos cadernos digitais para o ensino de lógica de programação
(2023-09-18)As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são investigadas como formas inovadoras de apoiar o processo de ensino e aprendizagem em escolas, universidades e empresas de programas de formação. Nos cursos de computação ... -
English for teens: o redesign dos recursos semióticos na adaptação de um curso de inglês on-line para adolescentes
(2023-08-10)Com o início da pandemia do coronavírus, diversas instituições de ensino foram obrigadas a adotar o regime de ensino remoto emergencial, tornando necessário propor materiais didáticos para essa nova realidade. A presente ... -
Investigação de diretrizes pedagógicas-tecnológicas para orientar o redesign de cursos de línguas a distância: o caso English online 3D
(2023-08-08)As alterações no sistema educativo, provocadas pela pandemia da COVID-19, sublinham a necessidade de expandir investigações e procurar soluções para o ensino on-line, com especial enfoque no design de materiais digitais ... -
Ensino de língua portuguesa mediado por tecnologias digitais: produção de sequências didáticas
(2023-04-24)Esta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
Meu game de educação financeira
(2023-04-03)A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria – PPGTER/UFSM e busca propor um game destinado a alunos do Ensino Fundamental, ... -
Interlocução entre escola e família: aplicativo em dispositivo móvel como proposta de mediação para um ambiente de comunicação, interação e colaboração
(2023-08-18)A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especificamente na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologia ... -
Tecnologias educacionais na aprendizagem baseada em projetos no contexto das classes multisseriadas
(2023-01-17)As constantes inovações tecnológicas, as facilidades de acesso, armazenamento, produção e compartilhamento de informações, geram hábitos culturais e possibilitam novas maneiras de comunicar, ensinar e aprender. No cenário ... -
Suricato - Educação Colaborativa: uma proposta de rede colaborativa para apoio à educação básica
(2023-04-05)Com a popularização do acesso à internet, vemos no uso das tecnologias em rede uma oportunidade para desenvolvimento de ferramentas que contribuam para a minimização de problemas da sociedade, incluindo os problemas ... -
Produção colaborativa de conteúdo mediada por ferramentas digitais no contexto de cursos técnicos de administração e contabilidade
(2023-04-27)Sabemos que não há nada de novo em falar sobre imersão das tecnologias digitais na educação. Se ainda temos a percepção de novidade é porque, na prática, não vemos muito essa imersão acontecer. Talvez, em algumas ... -
Jogos digitais na educação básica: proposta de curso – MOOC – para fomentar a produção de recursos educacionais abertos
(2023-03-30)Considero que a evolução da sociedade demanda a diversificação das ferramentas no processo de ensino e entendo a associação entre o uso de jogos digitais e os Recursos Educacionais Abertos – REA – como proposta metodológica ... -
Diretrizes para aplicação de realidade aumentada móvel com foco no ensino de ciências da natureza
(2023-04-28)A utilização da tecnologia na educação tem sido amplamente discutida nos dias atuais. Cada vez mais sua inserção como ferramenta de apoio a educação se torna uma importante temática de pesquisa. Entre estas diferentes ...