Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
Recent Submissions
-
Jogos digitais como ferramentas motivadoras para aprendizagem de espanhol
(2022-12-02)O mundo vem passando por profundas mudanças com o surgimento das novas tecnologias, e nas escolas esse cenário não é diferente, pois elas se mostram como grande suporte no processo de ensino e aprendizagem de línguas. ... -
Do it yourself (DIY) videolessons: proposta de material digital para orientar o design de videoaulas para o ensino de inglês como língua adicional
(2022-10-05)O uso de tecnologias digitais, o ensino híbrido, a sala de aula invertida, e as modalidades de ensino remoto e a distância são alguns dos propulsores da necessidade de se saber usar e produzir videoaulas. As videoaulas ... -
Um portfólio de ferramentas digitais para o ensino de língua estrangeira baseado nas experiências do ensino remoto durante a pandemia/ Covid-19
(2022-10-27)O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) visou ... -
Utilização do moodle nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2022-10-27)As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, atualmente, vêm se tornando uma realidade em nossa sociedade e tendem a exercer um papel cada vez mais importante, inclusive no contexto educacional. O objetivo deste estudo ... -
Sequência didática sobre o sistema solar: uma proposta utilizando TDIC nos anos iniciais
(2022-11-17)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede na modalidade mestrado profissional da Universidade Federal de ... -
TH3_0FF1C3: um jogo de tabuleiro educacional para o ensino de conceitos da segurança da informação
(2022-09-28)O atual projeto foi desenvolvido na linha da pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, no Programa de Pós-graduação de Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. Tem ... -
Da elaboração de um LMOOC de proficiência em leitura em língua espanhola
(2022-08-31)Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um LMOOC: curso massivo aberto e online de Língua Espanhola para fins específicos, qual seja, suficiência em leitura em língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se a ... -
IFFARRHEART: uma proposta de solução computacional IoHT para auxiliar a prática pedagógica de educação física
(2022-11-07)Este trabalho tem por objetivo apresentar e propor o uso de uma solução computacional que utiliza o paradigma da Internet das Coisas nos cuidados com a saúde, ou Internet of Healthcare Things (IoHT), voltada para atividades ... -
Google sala de aula na formação inicial de professores: caminhos e desafios da educação 4.0
(2022-08-18)A educação do século XXI requer docentes que acompanhem o desenvolvimento da sociedade contemporânea, necessitando atualizar-se para explorar a tecnologia no seu potencial pedagógico e criar situações de aprendizagem ... -
O protagonismo do jogar brincando na disciplina complementar de graduação - o ensino do futsal via moodle
(2022-05-31)A dissertação integra a Disciplina Complementar de Graduação (DCG), denominada “O Ensino do Futsal via Moodle” - DEC 1030, dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o Ensino a Distância (EAD), junto ao ... -
Desenvolvimento de uma estação agroclimatológica de baixo custo: uma proposta de ferramenta tecnológica de apoio ao ensino de disciplinas dos cursos da área agrícola
(2022-08-05)Atualmente, a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano, impactando nas relações sociais e na vida das pessoas e isso se reflete também na educação. Os recursos tecnológicos aliados à Internet podem contribuir ... -
Rede colaborativa virtual: conectando saberes entre professores
(2022-01-17)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aborda a contribuição ... -
“Não tem jeito melhor de realizar as atividades de espanhol”: a criação, implementação e análise de uma WebQuest(WQ) para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola no ensino médio.
(2022-03-15)A WebQuest (WQ) consiste em uma metodologia de cunho investigativo, em que o objetivo é transformar informações reunidas na internet em conhecimento, por meio de tarefas a serem realizadas. A metodologia surgiu em 1995, ... -
O comportamento informacional de docentes da pós-graduação da UFSM
(2021-11-10)A presente investigação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Rede cuja linha de pesquisa é Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede procurou averiguar o comportamento informacional dos docentes de Pós-Graduação da ... -
Faz Game: o jogo digital como ferramenta incentivadora da leitura e da escrita na sala de aula
(2021-11-09)Esta pesquisa teve como objetivo apresentar e analisar o desenvolvimento de um jogo digital, para incentivar e potencializar o ensino da leitura e da escrita, em sala de aula, durante as aulas de Língua Portuguesa. Nesse ... -
Utilização da mineração de dados para identificar a evasão nos cursos EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
(2020-03-17)O Instituto Federal Farroupilha, como uma componente da Rede Federal de Educação Básica, Profissional, Técnica e Tecnológica, tem a permanência e o êxito dos estudantes como uma das metas do Plano de Desenvolvimento ... -
Pensamento computacional integrado à matemática: uma proposta de atividades de estudo para o 6º ano do ensino fundamental II
(2021-05-11)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para ... -
Español en SPOC: uma proposta de small private online course praticando espanhol para o ENEM
(2021-06-01)O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um SPOC, Small Private Oline Course, curso online, privado, composto por atividades gamificadas, com o conteúdo de língua espanhola solicitado nas questões do ... -
Plataforma Arduino: uma alternativa para potencializar a aprendizagem de programação de computadores
(2020-03-06)O crescente avanço das tecnologias tem contemplado diversos públicos no dia a dia, proporcionando maior eficiência na realização de atividades profissionais, de entretenimento e educação. Em um contexto educacional mais ... -
Alt story: modelo de unidade de estudo para produção textual colaborativa por meio de ficção interativa digital
(2021-03-22)O desenvolvimento das competências discursivas é objetivo unânime e imprescindível no Ensino Médio, porém, apesar de todos os esforços, ainda são muitos os obstáculos encontrados. Percebe-se também ...