Um jogo híbrido como estratégia de leitura para a obra clássica Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
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Data
2023-12-20Primeiro coorientador
Reginatto, Andrea Ad
Primeiro membro da banca
Mazzardo, Mara Denize
Segundo membro da banca
Nunes, Felipe Becker
Metadata
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Este estudo integra a linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa
de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria,
do Mestrado Profissional. O trabalho traz como temática a utilização de jogos para o ensino de
Literatura no 2º ano do Ensino Médio, focando, principalmente, nas obras clássicas, a fim de
promover o interesse dos alunos nas aulas de Literatura e, principalmente, nos livros clássicos.
Buscou-se analisar em que medida o uso dos jogos pode impactar no desenvolvimento da leitura,
bem como contribuir com o ensino-aprendizagem em sala de aula. Os produtos criados para que tais
objetivos fossem alcançados são: um jogo híbrido, baseado na obra machadiana Memórias Póstumas
de Brás Cubas, e uma sequência didática, constituída das etapas necessárias para que o professor
possa integrar o jogo nas aulas de Literatura. Dessa forma, procurou-se refletir sobre o uso das
tecnologias em sala de aula, e o papel de professor enquanto mediador do conhecimento. O
público-alvo foram alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Tancredo Neves, de Santa
Maria - RS. A metodologia escolhida foi o Design Science Research (DSR), de abordagem qualitativa
e quantitativa, passando por leituras a respeito do tema, escolha do objeto de estudo e escolha do
conhecimento escolar que foi pesquisado, passando também por etapas de avaliação feitas pelos
alunos e pela aplicação do jogo mediada pela professora. As avaliações e a aplicação em si
constituíram os resultados explicitados neste trabalho. A produção dos resultados desse trabalho se
deu por meio de um questionário-diagnóstico, seguido da aplicação do jogo e, por fim, do questionário
de avaliação. Os resultados demonstraram que há uma defasagem muito grande em relação ao
ensino-aprendizagem mediado por tecnologias na disciplina de Literatura e, ainda, que há uma
necessidade extrema de inovação e renovação nas aulas, pois despertar o interesse dos alunos
nesta disciplina está cada vez mais difícil. Desta forma, torna-se necessário ampliar as ações neste
sentido.
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