Ensino de língua portuguesa mediado por tecnologias digitais: produção de sequências didáticas
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Data
2023-04-24Primeiro membro da banca
Rocha, Karla Marques da
Segundo membro da banca
Aquino, Carla de
Metadata
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Esta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias
Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em
Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), teve como
objetivo elaborar um conjunto de duas Sequências Didáticas, contemplando
ferramentas digitais, para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, a
partir do interesse dos alunos e de suas dificuldades. Nesse sentido, foram
produzidas duas Sequências Didáticas na plataforma Ensino de Línguas Online –
ELO. A presente pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa,
caracterizada como pesquisa-ação. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos do 6º
ano do Ensino Fundamental, anos finais de uma escola de rede privada localizada
na cidade de Santa Maria - RS. A coleta de dados aconteceu por meio de
questionário diagnóstico, observação participante, participação dos sujeitos da
pesquisa na SD e avaliação deles por meio de recursos da própria plataforma ELO.
Assim, procurou-se refletir sobre as práticas do ensino de linguagem, sobre o papel
do professor enquanto mediador do conhecimento e a necessidade da inserção das
tecnologias no ambiente escolar. A fim de alcançar tal objetivo, se propôs uma
metodologia dividida em nove fases: a análise diagnóstica, a seleção de conteúdo, a
seleção de ferramentas e plataformas, o planejamento das SDs, a validação, a
implementação da SD1, avaliação dos participantes e avaliação da SD. O produto
consiste em duas Sequências Didáticas disponíveis na plataforma ELO, contendo
possibilidades de atividades que podem ser utilizadas ou adaptadas por outros
docentes, a fim de trabalhar com o ensino da Língua Portuguesa mediado por
tecnologias digitais em rede. A dinamização de uma dessas SD, a SD1, possibilitou
perceber a importância e a necessidade de um ensino mediado pelas tecnologias,
uma vez que ainda é necessário desenvolver ações, no campo da escola, que
fomentem fluência e o letramento digital dos alunos, bem como amplie o olhar dos
professores para tais práticas.
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