Otimização de atividades com uso de tecnologias educacionais em rede, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Polo IFFAR
Visualizar/ Abrir
Data
2023-10-04Primeiro membro da banca
Bernardi, Giliane
Segundo membro da banca
Chaves, Taniamara Vizzotto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de
Santa Maria, parte da motivação de encontrar formas de facilitar, qualificar e otimizar as atividades
desenvolvidas na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
- Polo Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari/RS. Refletindo sobre as inquietações dos
servidores e estudantes que usufruem destes espaços, quanto suas responsabilidades e atribuições,
procuramos responder ao questionamento sobre a possibilidade de otimizar as atividades
desenvolvidas, especificamente, nesta secretaria, com as ferramentas institucionais disponíveis.
Objetivou-se, portanto, analisar as possibilidades de otimização de atividades com uso de tecnologias
educacionais em rede. A metodologia refere-se a uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa,
do tipo estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: a primeira consistiu na
articulação com os participantes e na organização do referencial teórico, que traz discussões
relacionadas ao Trabalho como princípio educativo, a Gestão organizada em espaços profissionais, e
Tecnologias educacionais em rede. Na segunda, para o levantamento de dados, foram utilizados os
instrumentos entrevista, com a Coordenação Local, questionários com discentes e egressos(as) e
secretários(as) de outras Instituições Associadas. A terceira etapa foi a análise dos dados coletados,
utilizando-se a metodologia de análise de conteúdo de Bardin, ou seja, pré-análise, exploração do
material e o tratamento dos resultados, além das inferências e interpretações. E a última etapa, com
base nos resultados obtidos, foi desenvolvido e aplicado um curso em dois formatos abertos,
apresentados como produtos educacionais e compartilhados com o intuito de contribuir com as ações
em secretarias de Pós-graduação.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: