Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
Resumo
O presente trabalho parte do pressuposto que o discente pode ser motivado a buscar conhecimento por meio de diversos mecanismos, e muitos incluem o desafio e o prazer da conquista como estratégia, fato conhecido como paradigma da recompensa. Esta pesquisa tem o objetivo de detectar o atual nível de utilização de jogos computacionais como ferramenta de auxílio ao aprendizado no ensino técnico profissional no Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha), bem como, em um segundo momento, analisar o potencial ainda não explorado dos jogos mais citados nesta. Após a submissão de um questionário online ao grupo de docentes do IF Farroupilha, as informações foram analisadas, destacando-se os três jogos computacionais mais utilizados pelos mesmos. A segunda parte da análise recaiu sobre o potencial cognitivo destes, relatando-se, na sequência, as características de cada um dos jogos analisados. As conclusões mostram que a maioria dos docentes deseja adotar jogos como ferramentas auxiliares no processo de aprendizagem. Porém, apontam dificuldades em encontrar jogos que satisfaçam as necessidades relativas ao nível educacional em que atuam, indicando como características necessárias aos jogos a existência de mecanismos de adaptação ao nível de conhecimento demonstrado pelo usuário, ambiente colaborativo, e abordagem multidisciplinar dos conteúdos.