dc.contributor.advisor | Silva, Rosani Beatriz Pivetta da | |
dc.creator | Almeida, Ana Paula Santos de | |
dc.date.accessioned | 2015-09-29T14:11:43Z | |
dc.date.available | 2015-09-29T14:11:43Z | |
dc.date.issued | 2009-11-28 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1066 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização de Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work shows how the introduction of a Documentation Center and
Corporate Memory can serve as a strategic tool in organizations by becoming a
channel of communication between the different stakeholders, employees,
customers, and community representatives. The research is complemented by the
analysis of the Documentation Center of a business segment of the metal-mechanic
in the city of Caxias do Sul, which in addition to keeping alive the history of the
company and its characters, creates a link with society and allowing giving access
to information on recovering the history of the company and therefore the people
who helped develop it. The community generally wins with the creation and
maintenance of the Center, because it is possible to realize and admit that the
company's history is a little bit of the city, those who are part of the construction and
preservation of the identity of the municipality in which this uncertainty and that also
contributes to the development of, and the Memorial Center is a source of
knowledge and information that the community can use for study and research in
schools, universities, analyzes historical restoration and preservation of cultural
identity, new technologies employed in these enterprises, workshops, thematic
lectures, political and economic history of the city.
Keywords: corporate memory, documentation center. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Memória empresarial | por |
dc.subject | Centro de documentação | por |
dc.title | Memoria empresarial | por |
dc.title.alternative | Memory business | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta como a implantação de um Centro de
Documentação e Memória Empresarial pode servir de ferramenta estratégica nas
organizações, tornando-se um canal de comunicação entre seus diferentes
públicos, colaboradores, clientes, representantes e a comunidade. A pesquisa é
complementada com a análise do Centro de Documentação de uma empresa do
segmento metal-mecânico da cidade de Caxias do Sul-RS, que além de manter
viva a trajetória da empresa e de seus personagens, cria um vínculo com a
sociedade permitindo e dando acesso às informações que recupera sobre a
história da empresa e conseqüentemente das pessoas que ajudaram a
desenvolvê-la. A comunidade de um modo geral ganha com a criação e
manutenção do Centro, porque com ele é possível perceber e reconhecer que a
história da empresa é um pouco da história da cidade, daqueles que fazem parte
da construção e preservação da identidade do município no qual esta incerida e
que também colabora para o desenvolvimento deste, assim o Centro de Memória é
uma fonte de conhecimento e informações que a comunidade pode utilizar para
estudos e pesquisas nas escolas, universidades, em trabalhos de análise histórica,
recuperação e preservação da identidade cultural, novas tecnologias empregadas
nessas empresas, oficinas, aulas temáticas, história política e econômica do
município. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |